13/05/2020 às 21h37min - Atualizada em 13/05/2020 às 21h37min

Disque Coronavírus está disponível e tem atendimento 24h para população de Conde

A Secretaria de Saúde de Conde disponibiliza o Disque Coronavírus, um projeto de teleatendimento e telemedicina disponível 24 horas direcionado à população do município com sintomas da Covid-19, além de esclarecer dúvidas relacionadas a doença.

Os médicos responsáveis pelo atendimento, através do número 9.8187-6740, estão disponíveis todos os dias e questionam, durante a ligação, se o procedimento é para tirar dúvidas ou avaliação da situação clínica, seguindo o protocolo estabelecido pela Secretaria de Saúde municipal. Os profissionais podem disponibilizar atestados e prescrever receitas para os pacientes. O projeto também conta com o apoio de dois dentistas da atenção básica de saúde. Toda a equipe realizou um curso prévio sobre a Covid-19.

A inciativa da Prefeitura de Conde garante o atendimento humanizado aos moradores, mesmo diante do distanciamento social, que tem como principal objetivo evitar a propagação da doença no município.

Para garantir o apoio psicológico à população durante a quarentena, a prefeitura associou o projeto Colo Conde, onde a psicóloga responsável pelo atendimento entra em contato com os usuários para saber sobre a saúde mental dos pacientes durante o isolamento social.

No final de todos os procedimentos, os usuários são convidados a dar uma nota pelo atendimento, ação importante para a análise e aprimoramento do teleatendimento, que vem registrando uma grande adesão da população.

A secretária de Saúde do município, Renata Domingos lembrou que as ações da prefeitura em relação ao coronavírus começaram ainda no período de Carnaval, devido à alta temporada de visitação, com a distribuição de panfletos que traziam orientações sobre os vírus da dengue, Zika vírus, Chikungunya, febre amarela e o coronavírus. Após a chegada da Covid-19 no Brasil, o projeto Disque Coronavírus foi criado.

"O primeiro ato da Secretaria de Saúde de Conde em relação ao coronavírus aconteceu ainda no Carnaval, distribuindo panfletos com orientações sobre as arboviroses e a Covid-19. Quando a doença chegou no Brasil, nosso segundo ato foi criar o Disque Coronavírus, onde os médicos do Centro Especializado em Reabilitação, devido a redução dos atendimentos laboratoriais para evitar a disseminação da doença, foram realocados para fazer esses atendimentos pelo telefone, além de duas médicas da atenção básica e dois dentistas", explicou.

A Prefeitura de Conde tem realizado diversas medidas para conter a disseminação da doença, incluindo as barreiras sanitárias nas vias de acesso ao município e o apoio aos agricultores da região, para que seja mantido o isolamento social e evite a propagação da doença.

O município registrou, até essa quarta-feira (13), 24 casos confirmados de coronavírus, 25 em investigação, 50 descartados, 69 pessoas em isolamento domiciliar sem coleta, um óbito e 08 recuperados.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90