24/03/2020 às 07h33min - Atualizada em 24/03/2020 às 07h33min

Em tempo de coronavírus, idosos serão vacinados em casa durante campanha contra a gripe, em Santa Rita

Secom
Nesta segunda-feira (23), começou no país a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Este ano, o início foi antecipado estrategicamente para reforçar a proteção aos grupos que são público-alvo da campanha. Nesta primeira etapa, vacinam-se idosos e profissionais de saúde. Em Santa Rita, a Secretaria de Saúde do município decidiu que essas pessoas com mais de 60 anos não vão precisar ir até os postos de saúde, pois a vacinação será realizada pelas equipes em visita ao domicílio desses usuários.

De acordo com o secretário Luciano Carneiro, o objetivo é prestar a assistência sem pôr em risco a saúde dos idosos, considerando a recomendação de não se expor ao ambiente externo durante este período de epidemia do coronavírus. Ele reforça o pedido de permanência em casa, respeitando o período de quarentena, conforme apelam as autoridades neste momento crítico para a saúde pública.

“É importante que todos se vacinem contra a gripe porque, apesar de a vacina só proteger contra influenza, a proteção imunológica desses idosos vai ajudar a diminuir a procura por serviços de saúde e consequentemente resultará na exclusão do diagnóstico para coronavírus, pois alguns dos sintomas são parecidos. E os idosos são o público com maior risco de gravidade da infecção”, explicou o secretário.

A próxima etapa da campanha, prevista para iniciar em 16 de abril, irá contemplar a imunização de doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Na terceira e última fase, prevista para maio, incluirá crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90