25/11/2017 às 08h23min - Atualizada em 25/11/2017 às 08h23min

Bayeux: Educação de Jovens e Adultos promove Mostra Cultural na praça 06 deJunho

Codecom Bayeux
A praça 06 de Junho recebeu na noite desta sexta (24)a Mostra Cultural da EJA (Educação de Jovens e Adultos), realizada pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. As 13 escolas municipais que trabalham com essa modalidade de ensino se reuniram na respectiva praça e a encheram de cores, luzes e alegria.

O evento foi a culminância do trabalho dinâmico realizado em 2017, em que os professores promoveram debates e oficinas abordando a temática "Conhecendo a Cultura Popular de Bayeux". Como falou Maria Oliveira de Morais, diretora municipal da EJA, o grande índice de evasão dos alunos levou a equipe a pensar maneiras de estimular a participação e a produtividade deles, mas partindo da vivência dos alunos. "Foi assim que pensamos em apresentar a eles a cultura popular de Bayeux e fazer com que eles se sentissem parte disso, o que são realmente. São elementos do cotidiano deles, que trazem identificação", explicou Maria. 

Assim, os alunos tiveram a oportunidade de expor toda a sua produção, que envolveu elaboração de cordéis, pintura, artesanato e gastronomia. Participou da mostra o Cavalo Marinho Estrela da Paraíba, liderado pelo Mestre Nélio, como um representante direto da nossa tradição bayeuxeense. Cheio de sons, cores e movimentos, além de trazer muitas risadas aos presentes,o folguedo contribui para a valorização e preservação do folclore paraibano. 
O Prefeito Luiz Antônio, em sua fala, incentivou a população a se dedicar ao aprendizado e ao conhecimento da cultura da nossa cidade."As portas estão abertas para o cidadão que deseja concluir os estudos através da EJA. O trabalho desses profissionais traz esperança de um crescimento constante para a nossa cidade, e hoje vemos os resultados desse esforço", celebrou o Prefeito.

O Cavalo Marinho Estrela da Paraíba surgiu em 2015, no bairro do Sesi, e é composto por jovens e artistas populares de Bayeux. Misturando teatro, dança, poesia e música, o grupo ensaia toda terça-feira, na Rua João Lira, a partir das 18h30, envolvendo crianças e adolescentes do bairro. Nélio Torres, fundador, mestre e coordenador do grupo, enfatiza que o objetivo é trabalhar com toda a comunidade: "Bayeux é o reduto do Cavalo Marinho na Paraíba, então a gente precisa preservar esse legado envolvendo as novas gerações". 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90