11/05/2023 às 06h43min - Atualizada em 11/05/2023 às 06h43min

'DA LAMA AO CAOS': UPA de Bayeux amanhece interditada; saiba o motivo

Portal T5
Foto: Reprodução / Prefeitura de Bayeux
Os atendimentos médicos estão suspensos a partir desta quinta-feira (11), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Bayeux, na Grande João Pessoa. A unidade foi interditada eticamente pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB).

A fiscalização realizada na manhã desta quarta-feira (10) constatou a insuficiência de médicos para atender a demanda do local, colocando em risco a avaliação correta dos pacientes. Conforme o CRM-PB, há dois médicos para atender diariamente 180 pacientes. Ou seja, são 90 pacientes para cada médico atender em um turno de 12 horas. Cada paciente teria que ser avaliado em apenas oito minutos.

O que diz a prefeitura?

Em contato com o Portal T5, a prefeitura de Bayeux informou que, "Acabamos de solicitar ao Conselho Regional de Medicina (CRM-PB) o relatório técnico da interdição para que em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, possamos realizar a exigências estabelecidas por este órgão fiscalizador, envidando esforços de todo nosso corpo técnico para que na maior brevidade a citada interdição esteja sanada."

Compreensão do CRM

Bruno Leandro de Souza, diretor de fiscalização do CRM-PB, informou que “conforme Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), um médico deve atender um paciente a cada 20 minutos, no mínimo. Uma quantidade acima disso coloca em risco o atendimento, a vida do paciente. A avaliação não tem como ser feita de forma coerente”.

A interdição deve durar até o atendimento das necessidades apontadas pelo CRM-PB.

Quem precisar de atendimento?

A indicação inicial é de procurar outras unidades de saúde, como na cidade de João Pessoa.

O Portal T5 tentou contato com a unidade de saúde na manhã de desta quinta, mas as nossas ligações não foram atendidas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90