19/03/2023 às 18h51min - Atualizada em 19/03/2023 às 18h51min

BIVALENTE: João Pessoa amplia vacinação para trabalhadores da saúde

Foto: Reprodução
A partir desta segunda-feira (20) a vacinação contra a Covid-19 com o imunizante Pfizer Bivalente será ampliada para os trabalhadores de saúde em João Pessoa. Para receber a dose da vacina, este público precisa apresentar cópia de documento que comprove vínculo ativo como trabalhador de saúde (carteira do conselho profissional ou contracheque). Estudantes que estagiam em serviço de saúde devem apresentar declaração da instituição de ensino e do serviço onde atuam. Via Bog do BG

São considerados trabalhadores de saúde a serem vacinados: os indivíduos que atuam em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão de saúde, ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais.

Quem deve se vacinar – Agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio (recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulância, gestores e outros). Estão incluídos, ainda, os profissionais que atuam em cuidados domiciliares (programas ou serviços de atendimento domiciliar, cuidadores de idosos, doulas e parteiras), estagiários ou residentes das profissões das áreas de saúde que estão atuando nos serviços de saúde, bem como o familiar diretamente responsável pelo cuidado de indivíduo gravemente enfermo ou com deficiência permanente que impossibilite o autocuidado.

A vacina Pfizer Bivalente também está disponível para os idosos a partir de 60 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas imunocomprometidas a partir dos 12 anos e comunidade quilombola. Este imunizante deve ser administrado somente como reforço para quem já iniciou o esquema vacinal com, pelo menos, duas doses das vacinas monovalente, com intervalo de 120 dias da última dose de reforço ou última dose do esquema básico com as vacinas Coronavac, Pfizer, Astrazeneca ou Janssen.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90