01/03/2023 às 06h42min - Atualizada em 01/03/2023 às 06h42min

Músico morre aos 35 anos; Saiba os principais sinais de AVC em jovens

Metrópoles
Foto: Reprodução
O músico Nandinho Luiz, do grupo de pagode Vício de Samba, morreu, no último domingo (26/2), em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). “Com muita dor no coração, viemos informar que perdemos o nosso irmão! O Nandinho, infelizmente, veio a falecer! Que Deus possa confortar todos nós!”, informaram os outros integrantes do grupo no Instagram.

O AVC – chamado popularmente de derrame – não é um risco apenas para as pessoas idosas. Casos como o de Nandinho, infelizmente, têm se tornado comuns.

“Os hábitos de vida dos jovens pioraram de uns tempos para cá, o que aumentou o risco de AVC no grupo etário. Tabagismo, etilismo, má alimentação e estresse podem ser causas não só de acidente vascular cerebral, mas também de outras patologias cardiovasculares”, alerta a cardiologista Érica Renata de Medeiros Cabral, da clínica Cardiosenior, em Taguatinga.

Sinais

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, o que provoca uma paralisia na região cerebral afetada. A cardiologista explica que os sinais de um AVC em jovens são semelhantes aos de pessoas mais velhas e incluem:

- Desvio de rima labial, quando o sorriso da pessoa fica torto para um dos lados;
- Dor de cabeça intensa, que não passa e não tem motivo reconhecido;
- Fraqueza de um dos lados do corpo, que impede, por exemplo, o movimento de uma perna ou de um braço;
- Desorientação súbita, quando uma pessoa não consegue mais falar, se expressar ou parece tonta;
- Pressão alta;
- Desmaio.

Quando se preocupar

Uma leve dor de cabeça não caracteriza um quadro de AVC. Ela pode simplesmente ser um sinal de desidratação, por exemplo. A preocupação, portanto, é quando a dor é forte, sem motivo aparente e associada a uma pressão arterial elevada, acima de 18 por nove.

“É uma dor de cabeça muito forte com sinais de que está desviando a rima labial ou está perdendo a força, dormência no braço. É importante buscar ajuda com urgência para que o tratamento seja realizado o mais rápido possível”, aponta a médica.

Uma das formas de prevenir o AVC é adotar hábitos saudáveis como, por exemplo, evitar alimentos ricos em frituras, controlar os níveis de colesterol, de estresse, fazer exercícios físicos, evitar tabagismo e as bebidas alcoólicas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90