04/02/2023 às 17h11min - Atualizada em 04/02/2023 às 17h11min

Cícero acompanha ‘Dia D’ de Multivacinação e postos estarão abertos até 22h

Este sábado (4) é dia de completar o esquema vacinal na cidade de João Pessoa. Até as 22h, a população pode aproveitar o ‘Dia D’ de Multivacinação, que garante acesso a todas as vacinas necessárias para crianças, adolescentes e adultos. O prefeito Cícero Lucena acompanhou os trabalhos durante visita à Unidade de Saúde da Família Mangabeira Integrada, um dos pontos de atendimento.

“Temos um projeto de saúde pública eficiente e estamos buscando isso em várias frentes, mas a prevenção também é de grande importância e a vacina é parte fundamental disso. Uma prova foi o enfrentamento da Covid-19. A vacina é uma medida responsável e precisamos cada um fazer a nossa parte. O poder público ofertando e as pessoas procurando os postos de vacinação”, afirmou Cícero Lucena.

A ação acontece até as 16h nas unidades de saúde da família (USFs), até as 12h nas policlínicas e no Centro Municipal de Imunização, além do ponto fixo do Mangabeira Shopping das 13h às 22h. A campanha é para toda a população, para atualização do esquema vacinal contra Covid-19 e de todos os imunizantes que são contemplados no calendário de rotina.

A diretora de Atenção à Saúde da Capital, Alline Grisi, afirmou que o ‘Dia D’ busca chamar a atenção das pessoas para a importância da prevenção. “As vacinas estão disponíveis de forma rotineira e é importante que as pessoas busquem a imunização, mas hoje queremos fazer o alerta também disponibilizando todos os imunizantes para que possam atualizar a caderneta de vacinação”, observou.

Drielli Marinho, de 24 anos, levou o filho Adrian Marinho para atualizar as vacinas de rotina. “Ele completa quatro anos na próxima segunda-feira e já viemos atualizar. Ainda tinha a da meningite e eu gosto de deixar tudo certinho na caderneta dele. A vacina protege ele das doenças e eu não gosto de deixar atrasar”, destacou.

Até 22h – Todos os dias, na rede municipal de saúde, os serviços estão organizados para garantir a prevenção com a vacinação até as 22h. “Esse acesso ampliado facilita e garante a proteção daquelas pessoas que não podem ir durante o dia aos serviços de saúde. Pensamos na assistência e manutenção do cuidado tendo essa prevenção como aliada no cuidado contínuo e na luta contra a Covid-19, compreendendo que o vírus ainda está em circulação”, disse Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização de João Pessoa.

Vacina no braço – Estão sendo ofertadas as vacinas contra a Covid-19 para crianças a partir dos seis meses de idade da Pfizer-BioNTech (1ª e 2ª dose); além das segundas doses da Coronavac (28 dias após a primeira), Pfizer (60 dias), Astrazeneca (60 dias) e Janssen. A terceira dose está disponível ao público 3+ (120 dias após a segunda dose), aos imunossuprimidos (28 dias) e aos trabalhadores de saúde (120 dias) e a quarta dose é voltada ao público acima de 30 anos, que recebeu a terceira dose há pelo menos 120 dias. Já a vacina de rotina é para todos os grupos, para atualização da caderneta de vacinação.

Saiba quais vacinas disponíveis no SUS:

– Vacinas para crianças

BCG: contra tuberculose

Hepatite B

Penta/DTP: combate difteria, tétano, coqueluche, meningite e poliomielite

VIP/VOP: vacinas contra a poliomielite (paralisia infantil)

Pneumocócia 10V (conjugada): previne doenças como pneumonia e meningite, causadas por dez sorotipos da bactéria pneumococos

Rotavírus Humano: previne o rotavírus, que provoca sintomas como diarreia, vômitos, febre e problemas respiratórios

Meningocócica C: contra a meningite

Febre Amarela: disponível em áreas em que a vacina é recomendada pelo Ministério da Saúde

Hepatite A

Tríplice viral: combate sarampo, caxumba e rubéola

Tetra viral: corresponde à segunda dose da tríplice viral e à dose da vacina varicela

Varicela: corresponde à segunda dose da vacina varicela

HPV

Covid-19 (a partir dos seis meses de idade)

Vacinas para adolescentes

Hepatite B

Meningocócica C: contra meningite

Febre Amarela

Tríplice viral: combate sarampo, caxumba e rubéola

HPV

Dupla adulto: combate difteria e tétano (reforço a cada dez anos)

Covid-19

Vacinas para adultos e idosos

Hepatite B

Febre Amarela

Dupla adulto: combate difteria e tétano (reforço a cada dez anos)

Covid-19

Locais de vacinação ‘Dia D’ de Multivacinação e contra Covid-19:

– Sábado (4 de fevereiro)

Centro Municipal de Imunização (CMI): 8h às 12h

Policlínicas Municipais: 8h às 12h

Unidades de Saúde da Família (USF): 8h às 16h

Mangabeira Shopping: 13h às 22h


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90