06/09/2022 às 08h03min - Atualizada em 06/09/2022 às 08h03min

Secretaria de Saúde de JP segue ofertando vacina contra Influenza para todos os públicos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue ofertando a vacinação que protege contra a Influenza, e alguns subtipos do vírus da gripe, para todos os residentes da Capital, acima dos seis meses de idade. O imunizante está disponível em todas as salas de vacina da cidade e para ter acesso, basta ir ao ponto de vacinação, com documento de identidade e cartão de vacina.

Até o momento, a Campanha vacinou 61,6% dos públicos prioritários, sendo idosos (69,6%) e trabalhadores da saúde (65,7%) os grupos com maior cobertura vacinal e, puérperas com a menor, tendo vacinado apenas 32,4% dessa população, seguido pelos professores com 44,8% de cobertura. A vacina protege contra três subgrupos da Influenza, o H1N1, H3N2 e Influenza B, vírus que circulam rotineiramente e promovem sintomas muito semelhantes ao da Covid-19.

“O objetivo da vacina contra a Influenza é reduzir a circulação do vírus da gripe e evitar o agravamento de doenças como pneumonia, sinusite e até problemas cardíacos, principalmente em crianças, idosos e portadores de doenças crônicas. A vacina é segura, previne a maioria dos casos de gripe e as evidências científicas reforçam que a vacinação contra a Influenza leva à proteção efetiva contra formas graves da doença, evitando hospitalizações e riscos de morte”, destaca o chefe da Seção de Imunização, Fernando Virgolino.

As doses estão sendo ofertadas das 7h às 11h e das 12h às 16h, nas Unidades de Saúde da Família (USF), das 8h às 16h no Centro Municipal de Imunização, na Torre, e das 7h às 17h nas Policlínicas Municipais, localizadas nos bairros de Mandacaru, Mangabeira, Cristo e Tambaú.

Covid-19 e Influenza – A aplicação simultânea das doses pode ser realizada em toda a população acima de 12 anos, desde que não possua sintomas gripais ou não tenha contraído Covid-19 nos últimos 30 dias.

Precauções – Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação, até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

Contraindicação – A vacina contra gripe utilizada nas campanhas do Programa Nacional de Imunização do Governo Federal deve ser evitada por quem tem alergia grave ao ovo de galinha e adiada a administração da dose para quem apresenta quadro febril agudo.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90