25/08/2022 às 15h48min - Atualizada em 25/08/2022 às 15h48min

Homem testa positivo para varíola dos macacos, HIV e Covid ao mesmo tempo

Foto: Reprodução
Um homem italiano de 36 anos é o primeiro no mundo a contrair, ao mesmo tempo, varíola dos macacos, Covid-19 e HIV. O caso foi relatado por cientistas da universidade de Catania, na Itália, e publicado no Journal of Infection. Via Olhar Digital

O diagnóstico ocorreu após o paciente retornar de uma viagem à Espanha. Ele contou ter tido relações sexuais com homens sem proteção e só descobriu que estava com o vírus do HIV durante sua internação por Covid e varíola dos macacos – não foi possível determinar quando ele contraiu o HIV; ele já tinha feito um teste para o vírus em setembro de 2021, que deu negativo.

Dentre os sintomas relatados pelo paciente e pela equipe médica que o atendeu estavam dor de cabeça, dor de garganta, febre, fadiga e inchaço nos linfonodos (gânglios). “Na tarde do mesmo dia, uma erupção começou a se desenvolver em seu braço esquerdo”, acrescentaram os médicos, afirmando que as erupções (bolhas), características de varíola dos macacos, surgiram no rosto, nas mãos, nos pés e na região perianal. Durante o atendimento médico, com testagens, foi descoberta também a infecção por Covid – a sublinhagem BA.5.1 da Ômicron foi a identificada.

O rapaz também já contraiu sífilis, em 2019, mas tratou a doença. Essa é, inclusive, a segunda vez que ele contrai coronavírus. Ele foi imunizado com as duas doses da vacina da Pfizer.

De acordo com os médicos, os sintomas da Covid e varíola dos macacos regrediram após cinco dias. O paciente passa bem, mas precisou se isolar por algum tempo, principalmente pelo fato de os exames continuarem positivos para os vírus.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90