01/08/2022 às 08h32min - Atualizada em 01/08/2022 às 08h32min

Morre Bill Russell, um dos maiores jogadores da história da NBA

Foto: Reprodução
Bill Russell, um dos maiores jogadores da história da NBA, faleceu neste domingo, dia 31 de julho. O lendário astro do Boston Celtics, que ganhou 11 campeonatos e conquistou cinco prêmios de MVP, morreu aos 88 anos. A notícia foi divulgada no perfil pessoal do ex-jogador na internet. De acordo com o comunicado, Bill Russell faleceu pacificamente com sua esposa ao seu lado. Via G1

— A esposa de Bill, Jeannine, e seus muitos amigos e familiares agradecem por manter Bill em suas orações. E esperamos que cada um de nós possa encontrar uma nova maneira de agir ou falar com o compromisso intransigente, digno e sempre construtivo de Bill com os princípios. Essa seria uma última e duradoura vitória para nosso amado camisa 6 — pediu o comunicado.

Considerado o maior pivô defensivo da história do basquete, Bill Russell transformou o Celtics em uma potência que conquistou oito títulos consecutivos de 1959 a 1966. Foram 13 temporadas defendendo a equipe de Boston. Com a seleção americana, ele conquistou uma medalha olímpica em 1956.

Bill Russell está no Hall da Fama desde 1975, mas somente em 2019 aceitou receber a joia que é entregue aos selecionáveis. Dentro de quadra, foi um dos maiores e mais dominantes jogadores da NBA. Foi o primeiro jogador afro-americano a atingir o status de superastro na NBA e também o primeiro afro-americano a se tornar técnico na liga.

Russell sempre foi um ativista na lutas contra o racismo e, devido às conquistas no âmbito dos Direitos Civis, foi agraciado com a Medalha Presidencial da Liberdade por Barack Obama em 2011.

- A compreensão de Bill sobre a luta é o que iluminou sua vida. Desde boicotar um jogo de exibição em 1961, para desmascarar a discriminação tolerada por muito tempo, até liderar o primeiro campo de basquete integrado do Mississippi no rastro inflamável do assassinato de Medgar Evans. Bill chamou a atenção para a injustiça com uma franqueza implacável - destacou o comunicado.

Quando completou 87 anos, o podcast do ge Ubuntu Esporte Clube fez um episódio especial sobre Bill Russell. Também em texto explicou o tamanho do superastro, que ficará para sempre na história do basquete.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90