19/03/2022 às 17h25min - Atualizada em 19/03/2022 às 17h25min

Instituto Cândida Vargas inicia projeto de orientação e acolhimento para usuárias na próxima segunda-feira

Visando oferecer uma ação educativa e permanente, o Instituto Cândida Vargas (ICV), que faz parte da Rede Municipal de Saúde da Prefeitura de João Pessoa, inicia, nesta segunda-feira (21), a partir das 14h, o projeto ‘Cuidar ICV’, que tem o objetivo de acolher as dúvidas e compartilhar saberes, em apoio às usuárias do serviço. As rodas de apoio acontecerão na Casa Mãe Bebê, anexo da maternidade, e terá o tema: ‘Amamentação’, ministrada pela enfermeira Estelita Lima.

Segundo a diretora multiprofissional do ICV, Alyne Soares, a Roda “Cuidar ICV” se propõe a ser um espaço de apoio e informação para pessoas no pós-parto, conduzidas pela equipe multiprofissional com inserção da doula, abordando os mais diversos temas, a partir da pedagogia freireana, pautadas nas dimensões da educação popular, prezando pela reflexão crítica, pela amorosidade, pelo ensino aprendizagem a partir da criatividade e pela horizontalidade do saber.

“Neste contexto, a doula é uma trabalhadora que atua a partir do suporte informacional, emocional e físico, excluindo qualquer tipo de atuação técnica. Sendo, deste modo, considerada uma tecnologia leve no cenário do cuidado ao binômio mãe e filho. A doula supre a demanda social por conhecimento sobre a trajetória da mulher e de sua família ao longo da gestação, compreendendo sua estadia hospitalar e seus direitos, as etapas que vivenciará no parto, bem como no pós-parto”, disse Alyne.

A roda Cuidar ICV acontecerá nas primeiras e terceiras segundas do mês, na Casa Mãe Bebê, das 14h às 16h. Serão abordados diversos temas referentes ao pós-parto, sendo sempre constante o apoio à amamentação. O projeto conta com a presença de especialistas convidados que contribuirão com as discussões. A participação da roda ocorrerá mediante inscrição prévia que deverá ser realizada pelo contato: 83 98831-2201 para as pacientes no puerpério.

A missão desse projeto é seguir com ações durante todo o ano. Com isso, a equipe organizadora já está definindo novos ministrantes, datas e temas.

Casa Mãe Bebê – É um espaço de fundamental importância no âmbito do acolhimento pós parto. A casa tem como objetivo acolher as puérperas que se encontram em alta hospitalar, todavia, os bebês ainda se encontram internados na Unidade de Terapia Intensiva ou Semi Intensiva.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90