04/03/2022 às 15h13min - Atualizada em 04/03/2022 às 15h13min

Prefeitura de João Pessoa realiza mais uma ação de pré-cadastro para cirurgias eletivas neste sábado

Moradores do bairro de Mandacaru e regiões circunvizinhas que aguardam a realização de cirurgias eletivas nas áreas de cirurgia geral, ginecologia, otorrinolaringologia, urologia, cirurgia vascular e proctologia devem fazer o pré-cadastro para serem inseridos no programa Opera João Pessoa, que tem como objetivo zerar a fila de espera para a realização de cirurgias eletivas. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do programa Regulação Itinerante, da Diretoria de Regulação, estará neste sábado (5) na Policlínica Municipal Mandacaru com mais uma ação de pré-cadastro desses usuários.

A ação acontecerá das 8h às 12h e deverão ser atendidas 300 pessoas, mediante a distribuição de fichas. Neste momento não serão atendidos os usuários que aguardam por cirurgias eletivas ortopédicas, para esse público o Opera JP seguirá um fluxo diferenciado. Para realização do pré-cadastro, o interessado deve estar portando documento de identidade com foto, Cartão SUS, comprovante de residência e todos os encaminhamentos e exames realizados para a cirurgia e/ou diagnóstico da patologia.

Após passar pelo cadastro inicial, o usuário será atendido por um médico que fará a avaliação clínica e indicará se é necessária a atualização dos exames pré-operatórios e/ou a realização de novos exames. Caso o médico indique a necessidade de novos exames, o usuário já receberá o encaminhamento com a marcação feito pela equipe da Regulação que estará presente no local. Caso esteja tudo certo com os exames, o usuário deverá aguardar o agendamento do pré-operatório, que no momento oportuno será informado pela equipe da Central de Regulação da SMS.

“A pandemia atrasou bastante a realização de cirurgias eletivas e as ações de pré-cadastro têm sido muito válidas tanto para a gestão, que está conseguindo analisar o perfil dos pacientes que aguardam as cirurgias e organizar da melhor forma os fluxos para a realização dos procedimentos, quanto para a população, que tem se alegrado com a esperança de finalmente realizar os procedimentos para melhorar a saúde. Agradecemos as pessoas por estarem aderindo ao nosso chamamento e participando. Nas duas primeiras ações foram atendidas 510 pessoas”, destaca a diretora de Regulação da SMS, Ana Giovana Medeiros.

“Eventualmente caso aconteça do usuário de Mandacaru ou região não ser atendido neste sábado ele poderá comparecer na próxima ação, que será realizada na quarta-feira (9), na Policlínica das Praias. Reforçamos que estamos realizando a busca ativa inicialmente nos bairros mais populosos para atender os moradores dessas regiões e nosso objetivo é passar por todas as áreas da cidade realizando o pré-cadastro dos nossos usuários”, conclui Ana Giovana.

A Policlínica Municipal Mandacaru está localizada na Avenida Mascarenhas de Morais, s/n°, bairro de Mandacaru.

Confira o calendário das ações:

05/03 (sábado) – 8h às 12h – Policlínica Municipal Mandacaru

09/03 (quarta) – 13h às 16h – Policlínica Municipal das Praias

12/03 (sábado) – 8h às 12h – Policlínica Municipal Jaguaribe

16/03 (quarta) – 13h às 16h – USF Integrada Bairro das Indústrias

19/03 (sábado) – 8h às 12h – USF Integrada Cruz das Armas

23/03 (quarta) – 13h às 16h – USF Mudança de Vida (Gervásio Maia)

Os demais bairros serão divulgados posteriormente.

Opera JP – O programa Opera João Pessoa surge da necessidade de ampliação da oferta aos serviços de cirurgias eletivas, baseado na identificação da demanda reprimida e redução de filas de espera por procedimentos cirúrgicos eletivos. As áreas com maiores demandas são Cirurgia geral, Ginecologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Cirurgia Vascular e Proctologia.

Dentro do programa deverão ser realizadas cirurgias de diversas especialidades tanto nas unidades hospitalares administradas pela Prefeitura de João Pessoa quanto nos hospitais conveniados com a rede pública municipal, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90