25/11/2021 às 18h46min - Atualizada em 25/11/2021 às 18h46min

Ortotrauma de Mangabeira terá 25 leitos de retaguarda no Hospital São Luís

O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma) contará com mais 25 leitos de retaguarda no Hospital São Luís para melhor acomodar os pacientes que aguardam por cirurgias de ortopedia e traumatologia. Os leitos já eram contratados pela Prefeitura de João Pessoa, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e estavam disponibilizados para os pacientes de Covid-19, passando agora a atender pacientes ortopédicos.

De acordo com o diretor técnico do Ortotrauma, Kartney Sarmento, os novos leitos têm a finalidade de proporcionar acomodações mais confortáveis aos pacientes no período que antecede a cirurgia. “Evitaremos acomodar pacientes nos corredores do hospital enquanto esperam o momento da cirurgia, quando as enfermarias da unidade estiverem totalmente ocupadas”, afirmou.

O diretor destaca que a porta de entrada continua sendo o Ortotrauma, ou seja, o paciente não poderá se dirigir diretamente ao Hospital São Luís. “O paciente será encaminhado pela equipe do Ortotrauma e ficará no leito de retaguarda do Hospital São Luís no período de até 72 horas, que corresponde ao tempo necessário para avaliação médica e realização de exames pré-cirúrgicos”, explicou Kartney Sarmento.

No período em que estiver internado no Hospital São Luís, o paciente receberá todos os cuidados da equipe médica e visita de um ortopedista do Ortotrauma para avaliação e programar a cirurgia. Com o procedimento marcado, o usuário será encaminhado novamente ao Ortotrauma para a realização da cirurgia.

Melhorias – Desde o início do ano, o Ortotrauma tem passado por diversas melhorias em sua estrutura, como a recuperação de 30 leitos em cinco de suas enfermarias; novas instalações no bloco cirúrgico; aquisição de novos e modernos aparelhos de ultrassonografia, beneficiando uma média de dois mil pacientes ao mês; a recuperação da passarela que interliga os blocos do complexo; além de uma série de capacitações para os profissionais de diversos setores com a finalidade de oferecer um atendimento mais humanizado aos pacientes.

Serviço – O Ortotrauma possui um total de 200 leitos, sendo 94 exclusivos para ortopedia e traumatologia, especialidades que correspondem à maior demanda de atendimentos no hospital. O serviço é referência em cirurgia de urgência e emergência de áreas abaixo do cotovelo e abaixo do joelho, conforme pactuação firmada com o Ministério da Saúde.

O complexo hospitalar também realiza pequenas cirurgias sem internamento, consultas, exames laboratoriais e por imagem, tratamentos de recuperação motora por meio do Centro de Reabilitação e Tratamento da Dor (Cendor) e urgência psiquiátrica no Pronto Atendimento em Saúde Mental (PASM).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90