10/11/2021 às 18h40min - Atualizada em 10/11/2021 às 18h40min

Ministro Marcelo Queiroga deve desobrigar uso de máscara até o Natal; secretário Geraldo Medeiros é contra

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que pretende dispensar o uso obrigatório de máscara até o Natal. A declaração foi dada à imprensa nesta quarta-feira (10/11) durante cumprimento de agenda em João Pessoa. Essa medida, segundo o ministro paraibano, será possível graças ao avanço da imunização da população brasileira.

“A população brasileira tem buscado a vacinação. Estamos indo muito bem. Vamos trabalhar firmemente para termos um Natal sem máscara. Depois vamos desmascarar os mascarados que sempre prejudicaram o Brasil no rumo que esse país tem pra ser uma grande nação”, disse.

No mesmo evento, o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, revelou que – se depender dele – o uso de máscaras continuará sendo obrigatório no estado.

Apesar da queda do número de mortes e da taxa de transmissão do coronavírus, e do avanço da vacinação no Brasil, o uso da máscara segue sendo importante para a proteção contra a Covid-19. Especialistas apontam uma série de motivos para a manutenção da prática.

Estudos mostram que a principal forma de transmissão do coronavírus ocorre pelo ar, por meio de aerossóis, partículas bem pequenas que permanecem flutuando e se acumulam quando estão em ambientes com pouca ventilação. Com isso, o foco da prevenção deve ser em não compartilhar o ar com outras pessoas.

As aglomerações em ambientes fechados sem máscara também aumentam a circulação do vírus e favorecem o surgimento de novas variantes.

Política&Etc


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90