05/08/2021 às 19h04min - Atualizada em 05/08/2021 às 19h04min

Consórcio Nordeste suspende compra da vacina Sputnik V

O consórcio de governadores do Nordeste decidiu suspender a compra da vacina contra a covid-19 Sputnik V nesta 5ª feira (5.ago.2021). O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT), participou de reunião com o Fundo Soberano Russo nesta manhã.

O acordo, firmado em março deste ano, previa a compra de 37 milhões de doses da vacina russa. Segundo Dias, foi suspenso devido a novas limitações impostas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), além da não inclusão da vacina no PNI (Programa Nacional de Imunizações) e a falta da licença de importação.

“É lamentável, o Brasil vive uma situação com alta mortalidade, mais de mil óbitos por dia. Temos vacinas disponíveis, mas impedidas de entrar no Brasil devido uma decisão da Anvisa que faz uma alteração no padrão de teste junto com a não inclusão do Ministério da Saúde no plano nacional de vacinação e a falta da licença de importação, tivemos a suspensão da entrega da vacina até que se tenha uma autorização do uso do imunizante no Brasil”, declara o governador Wellington Dias.

O Fundo Soberano Russo afirma que as vacinas que seriam destinadas para o Brasil serão enviadas para o México, Argentina e Bolívia. Segundo o fundo, caso o Brasil autorize o imunizante, as vacinas estarão disponíveis para envio imediato.

No dia 4 de junho, a Anvisa aprovou a autorização excepcional e temporária para uso e importação da Sputnik, permitindo a compra e distribuição dos imunizantes, mas com restrições. O pedido de uso emergencial, entretanto, ainda não foi aprovado. Segundo a agência, não foram apresentados todos os documentos necessários para análise.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90