28/05/2021 às 17h12min - Atualizada em 28/05/2021 às 17h12min

VÍDEO: Ministério da Saúde libera vacinação de público geral e define ordem de imunização da educação

Estadão
Agência Brasil
O secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, e a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Francieli Fontana, falaram hoje (28) à tarde sobre as novas diretrizes da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 no Brasil. Os detalhes foram apresentados em coletiva no Ministério da Saúde.

Assista a coletiva:
A nota técnica do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) foi publicada após reunião desta quinta-feira (27), definiu a ordem prioritária para vacinação contra a covid-19 de profissionais da educação e orientou a antecipar a imunização do grupo no Brasil. Segundo o documento, a distribuição de doses para esses funcionários deve acontecer em paralelo à vacinação de pessoas com comorbidade ou deficiência permanente, em situação de rua, população carcerária e trabalhadores do sistema prisional.

Conforme o documento, a imunização de profissionais da educação segue o critério de prioridade para funcionários envolvidos com estudantes mais jovens. Dessa forma, são os primeiros da fila: profissionais de creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e Educação para Jovens e Adultos (EJA). Em seguida, vêm trabalhadores do ensino superior.

“A justificava para a antecipação da vacinação deste grupo diz respeito aos importantes impactos sociais ocasionados pela covid-19 na educação infantil com a necessidade de volta às aulas presenciais”, diz a nota. “Ressalta-se ainda que as creches e escolas contribuem não apenas para a educação, mas também para a segurança alimentar das crianças.”

Segundo o Ministério da Saúde, a expectativa é finalizar a imunização de idosos e grupos de maior risco no País em junho, o que permitiria antecipar o atendimento a profissionais da educação. A pasta também argumenta, que estimativas sobre grupos populacionais com comorbidade estariam imprecisas e, em alguns lugares, superestimadas.

Um total de 96,1 milhões de doses contra a covid-19 até o momento, de acordo com o ministério. Com a remessa mais recente, estariam contemplados 46,8% das pessoas com comorbidades ou deficiência permanente e 38,6% dos profissionais das forças armadas, de segurança ou de salvamento envolvidos em ações contra o coronavírus, segundo o ministério. Também seria suficiente para atender 78% dos trabalhadores do transporte aéreo.

“Desta forma, serão enviados percentuais do total de doses para o segmento do ordenamento dos grupos pré-definidos e em paralelo serão enviados quantitativos para o início da vacinação dos trabalhadores da educação”, diz a nota.

População geral

As novas recomendações também permitem que Estados e municípios vacinem a população geral, de 18 a 59 anos, em ordem decrescente de idade, caso já tenham atendido todos os grupos de maior vulnerabilidade e os profissionais da educação.

A imunização pode acontecer ao mesmo tempo que os demais trabalhadores essenciais, desde que fique garantido o porcentual necessário para os grupos prioritários, segundo o ministério.

“O detalhamento dos grupo a serem atendidos em cada etapa será feito por meio dos informes técnicos contendo as pautas de distribuição das vacinas”, afirma a nota técnica. “Ressalta-se que a estratégia organizacional das ações de vacinação é de responsabilidade das três esferas de gestão do SUS.”


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90