07/05/2021 às 21h09min - Atualizada em 07/05/2021 às 21h09min

Paraíba vai receber mais 70.500 doses de vacinas da AstraZeneca/Oxford; Saúde orienta que sejam usadas para segunda dose

Com o objetivo de garantir a aplicação da segunda dose no intervalo correto, o Ministério da Saúde fez uma alteração no público-alvo da vacina Covid-19 da AstraZeneca/Oxford, que chegou ao Brasil por meio do consórcio Covax Facility e foi distribuída aos estados e Distrito Federal entre esta quinta (6/5) e sexta-feira (7/5). A decisão foi tomada em reunião com representantes de estados e municípios para assegurar o cumprimento do esquema vacinal.

A recomendação preserva a responsabilidade do Ministério em disponibilizar o esquema completo (dose 1 e dose 2) às Unidades Federativas no intervalo indicado, para garantir a imunização adequada e assegurar o avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 no país.

Com isso, as 3,9 milhões de doses da AstraZeneca são destinadas para segunda aplicação em trabalhadores da saúde, idosos entre 85 e 89 anos e entre 65 e 69 anos, além de povos ribeirinhos, quilombolas e indígenas. Esses grupos foram contemplados com a primeira dose em pautas de distribuição anteriores.

Para o estado da Paraíba foram enviadas mais 70 mil e 500 doses do imunizante.

A estratégia de distribuição de vacinas Covid-19 é revisada semanalmente em reuniões tripartites (governos federal, estaduais e municipais), observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante. No caso da vacina da AstraZeneca/Oxford, o intervalo entre as doses é de 12 semanas.

MAIS DE 75 MILHÕES DE DOSES DISTRIBUÍDAS

O Ministério da Saúde está coordenando a 18ª pauta de distribuição de doses para a campanha de vacinação contra a Covid-19, iniciada no dia 18 de janeiro. Até o momento, já foram destinadas a todas as Unidades Federativas mais de 75,5 milhões de doses de imunizantes.

Até o dia 7 de maio, mais de 46,5 milhões de doses já foram aplicadas. O andamento da vacinação no país pode ser acompanhado pela plataforma LocalizaSUS.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90