01/05/2021 às 19h43min - Atualizada em 01/05/2021 às 19h43min

Novo Normal: 100% dos municípios paraibanos estão em bandeiras laranja e amarela

Na nova avaliação do Plano Novo Normal, divulgada na noite deste sábado (1º) pelo governo da Paraíba, 100% dos municípios paraibanos encontram-se em bandeira amarela e bandeira laranja. Um dado positivo é que não há municípios em bandeira vermelha. O estado não experimenta esta situação desde o dia 8 de fevereiro deste ano, às vésperas do Carnaval.

O balanço das novas bandeiras passa a vigorar no Estado a partir desta segunda-feira (3) e deve embasar o novo decreto estadual, que entrará em vigor no mesmo dia. O procurador do estado, Fábio Andrade, antecipou que ele seguirá com algumas medidas restritivas.

A nota da Secretária de estado da Saúde atribui o recuo às tendências de redução das médias móveis da taxa de transmissibilidade do novo coronavírus e das taxas de ocupação hospitalar dos leitos de terapia intensiva de adultos em todo estado da Paraíba. Apesar disso, não há o que se comemorar, já que nenhum município ainda está sem situação de conforto, ou seja, em bandeira verde (que é a melhor classificação).

Ponto favorável é que entre os 12 municípios da região metropolitana de João Pessoa, onde se concentra a maior parte da população paraibana, dois que anteriormente eestavam em bandeira laranja, transitaram para bandeira amarela: Bayeux e Santa Rita.

Na classificação anterior, a Paraíba já havia apresentado um expressivo crescimento no número de municípios paraibanos em bandeira amarela, passando para 187 cidades, o que equivale a 84% da Paraíba. Além da importante transição para bandeiras amarelas, oito municípios também se destacaram por saírem da bandeira vermelha para a laranja (16%) e cinco estavam na vermelha.

A nota reforça os esforços para que se contenham as evoluções da situação pandêmica para pior devem ser mantidos e dependem da decisão de cada uma das pessoas em seguir protegendo suas vidas por meio dos métodos e comportamentos reconhecidamente
efetivos para conter a disseminação da Covid-19.

Neste contexto é fundamental destacar a necessidade de máximo empenho de todos no sentido de seguirem usando máscaras com frequência, não se aglomerando, ou seja, convivendo apenas com seu núcleo familiar básico (pessoas que residem no mesmo domicílio) e com quem trabalha, em rigorosa atenção às medidas de proteção sanitária; além de manter boa higiene das mãos, ambos, gestos de solidariedade em favor da proteção da vida de todos.
 
Blog Conversa Política


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90