10/07/2020 às 16h20min - Atualizada em 10/07/2020 às 16h20min

Desemprego fica estável depois de 4 semanas consecutivas de alta na pandemia

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou nesta sexta-feira (10) um levantamento que aponta que após quatro semanas consecutivas de alta, o desemprego teve sua primeira queda diante da pandemia do Covid-19.

O levantamento foi feito entre os dias 14 e 20 de junho através da Pnad Covid-19, versão da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua realizada com apoio do Ministério da Saúde para identificar os impactos da pandemia no mercado de trabalho e para quantificar as pessoas com sintomas da síndrome gripal no Brasil.

Segundo informações do IBGE, cerca de 11.753 milhões de pessoas estavam desempregadas na terceira semana de junho, 100 mil a menos que na semana anterior. Quando comparado com a primeira semana de maio, é possível observar uma alta de em média 2 milhões de desempregados no país.

Apesar de também avaliar o mercado de trabalho, a Pnad Covid19 não é comparável aos dados da Pnad Contínua, que é usada como indicador oficial do desemprego no país, devido às características metodológicas, que são distintas.

Na última divulgação, a Pnad Contínua entre abril e maio, cerca de 7,8 milhões de postos de trabalho foram fechados no Brasil, chegando 12,7 milhões o número de desempregados no país. 

Vitória Borges

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90