08/07/2020 às 20h02min - Atualizada em 08/07/2020 às 20h02min

Ministério Público investiga idoso ter ido dos Bancários à Mangabeira a pé devido a recusa de motoristas de ônibus

Foto: Walla Santos/ClickPB/Arquivo
Após denúncia de um idoso que foi impedido de entrar em um dos veículos de transporte coletivo, o Ministério Público da Paraíba deu início a uma investigação sobre a proibição de idosos nos ônibus urbanos em João Pessoa.

O idoso foi obrigado a caminhar dos Bancários até Mangabeira para buscar medicamentos, pois outros condutores também se negaram a embarcar o idoso, alegando que estavam apenas cumprindo ordens.

A 46ª promotora de Justiça da Capital, Sônia Maria de Paula Maia, expediu uma recomendação a Prefeitura de João Pessoa para que sejam tomadas providencias a fim de garantir o acesso dos idosos e pessoas deficientes aos transportes coletivos públicos. A promotora também instaurou procedimento administrativo para que a PMJP se manifeste em cinco dias. 

Além disso foi recebido queixas de que a gratuidade foi negada aos idosos e há outros casos de reclamação relacionadas vindo à tona. De acordo com a promotora a discriminação de pessoas idosas e a negativa da gratuidade das passagens estão sendo feitas sem um motivo justificável.

Segundo o idoso, ao se dirigir à porta do meio do ônibus, foi informado pelo condutor de que não podia entrar no veículo, pois estava o motorista recebendo ordens para proibir a gratuidade. Por causa disso, segundo o usuário, ele foi obrigado a ir e voltar a pé, dos Bancários à Mangabeira, pois nenhum motorista aceitou conduzi-lo, sob o pretexto de ter que pagar a passagem para embarcar.

A promotora recomendou que a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) proceda a devida fiscalização dos transportes coletivos urbanos de João Pessoa, que voltaram a circular, dando ênfase no tratamento dos passageiros idosos e portadores de deficiência, com segurança, eficiência e tratamento humanizado.

Hoje Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) havia se manifestado em nota dizendo que os idosos não estão proibidos de embarcar no transporte coletivo e que "qualquer atitude por parte de motoristas ou cobradores no sentido de impedir o acesso ou cobrar a passagem está em desacordo com as determinações municipais."

Vitória Borges


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90