20/05/2020 às 14h48min - Atualizada em 20/05/2020 às 14h48min

Governo inclui cloroquina em tratamento de casos leves de covid-19

O Ministério da Saúde incluiu nesta quarta-feira (20) no protocolo de tratamento para pacientes com sintomas leves de Covid-19, a cloroquina e a hidroxicloroquina. De acordo com o documento divulgado pela pasta, cabe ao médico a decisão de prescrever ou não o medicamento, sendo necessário também a autorização do paciente, com assinatura do Termo de Ciência e Consentimento.

O governo alerta que, apesar de ser uma medicação utilizada em diversos protocolos e de terem atividade in vitro demonstrada contra o coronavírus, ainda não há resultados de ensaios clínicos. O Ministério da Saúde incluiu no final de março, nos seus protocolos a sugestão do uso da cloroquina em pacientes hospitalizados com gravidade média e alta. Também foi distribuído 3,4 milhões de doses do medicamento para os sistemas de saúde dos estados.

De acordo com a pasta, como não existe, até o momento, outro tratamento eficaz disponível ou terapia farmacológica especifica para Covid-19, as novas orientações buscam uniformizar as informações para os profissionais da saúde, no âmbito do SUS e orientar o uso de fármacos no tratamento precoce da doença.

O presidente Jair Bolsonaro, defende a possibilidade de tratamento do novo coronavírus com hidroxicloroquina desde a fase inicial da doença, de acordo com ele, após ouvir médicos, pesquisadores e chefes de Estado.

Foram divulgadas orientações hoje (20), para o tratamento precoce de pacientes diagnosticados com o vírus, na fase de sintomas leves e moderados, o uso da cloroquina ou do sulfato de hidroxicloroquina associados a azitromicina por 14 dias. Após o 14º dia devem ser prescritos medicamentos de acordo com os sintomas apresentados.

Vitória Borges
Primeiras Notícias


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90