13/05/2020 às 16h05min - Atualizada em 13/05/2020 às 16h05min

Bolsonaro quer cloroquina para pacientes com sintomas leves de covid-19

Presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (13), que conversara com o ministro da Saúde, Nelson Teich, para que haja a inclusão do uso da cloroquina, e seu derivado hidroxicloroquina, no protocolo de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) de pacientes com sintomas leves de covid-19.

“O meu entendimento ouvindo médicos, é que ela deve ser usada desde o início por parte daqueles que integram o grupo de risco. Para pessoas com comorbidades ou de idade já deve ser usada a hidroxicloroquina”, disse Bolsonaro ao deixar o Palácio da Alvorada.

Para o presidente pode dar certo ou não, na cura o uso do medicamento, mas deve ser levado em consideração, enquanto não houver um medicamento eficaz contra a Covid-19. “Apesar de saberem que não tem confirmação cientifica da sua eficácia, mas como estamos em uma emergência, a cloroquina, que sempre foi usada desde 1955, e agora com a azitromicina, pode ser um alento para essa quantidade enorme de óbitos que estamos tendo no Brasil. ”

No Brasil, o Ministério da Saúde incluiu em seus protocolos a sugestão de uso da cloroquina em pacientes hospitalares com gravidade média e alta, mas mantendo a norma corrente na medicina de que cabe ao médico a decisão sobre prescrever ou não a substancia ao paciente.

Ontem (12) o ministro Nelson Teich citou através de uma publicação no twitter, as recomendações do Ministério da Saúde e do CFM e fez o alerta de que a cloroquina é um medicamento com efeitos colaterais. “Então, qualquer prescrição deve ser feita com base em avaliação médica. O paciente deve entender os riscos e assinar o Termo de Consentimento antes de iniciar o uso da cloroquina”, escreveu.

Vitória Borges
Primeiras Notícias


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90