08/05/2020 às 15h49min - Atualizada em 08/05/2020 às 15h49min

Começam a valer regras mais rígidas para conter covid-19 em Fortaleza

Entrou em vigor nesta sexta-feira (8), em Fortaleza, as medidas impostas pelo governo do Ceará para restringir a circulação de pessoas, retardando assim a disseminação do Covid-19. Na segunda-feira (4), um dia antes da decisão de tornar mais rígida as restrições na região metropolitana de Fortaleza, o Ceará registrava 11.040 casos confirmados e 712 mortes em decorrência do vírus.

O bloqueio total das atividades comerciais não essenciais e as ações para desestimular a ida as ruas de pessoas que não precisam sair foram decretadas terça-feira (5), no mesmo dia em que o governador Camilo Santana prorrogou por 15 dias o decreto que impunha regras de isolamento social em todo estado.

Na terça-feira, o governador justificou a medida afirmando que o sistema de saúde estadual estava chegando ao limite. De acordo com Camilo Santana, manter o isolamento social, com medidas mais rigorosas para Fortaleza, é uma forma de “salvar vidas”.

Na capital e região metropolitana, o sistema conhecido como isolamento social rígido ou lockdown, fica em vigor pelo menos até o próximo dia 20. Nesse período, as pessoas são proibidas de circular em espaços públicos como ruas, praias, praças e calçadões a não ser para comprar alimentos ou itens de primeira necessidade.

A montagem de bloqueios em vias públicas, principalmente nos limites entre as cidades da região metropolitana, já pôde ser observada em alguns pontos, desde as primeiras horas do dia. É o caso do limite entre Fortaleza e Aquiraz, onde agentes de trânsito fiscalizam se os motoristas estão se deslocando por razões consideradas essenciais, devidamente justificadas e usando máscaras.

Em todo o estado, os estabelecimentos autorizados a funcionar são obrigados a oferecer álcool 70%, preferencialmente em gel, aos clientes e funcionários, que deverão usar máscaras de proteção e manter distância mínima de 2 metros das outras pessoas.

Para garantir o funcionamento das atividades essenciais, ônibus, táxis, moto táxis e o serviço de transporte por aplicativo foram autorizados a circular normalmente. A circulação é livre também para veículos transportadores de cargas ou viaturas a serviço de órgãos públicos de segurança e saúde.

Vitória Borges
Primeiras Notícias

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90