29/04/2020 às 21h23min - Atualizada em 29/04/2020 às 21h23min

Casos de coronavírus dobram após volta do comércio

Blumenau, no Vale do Itajaí, dobrou o número de casos de Covid-19 desde a reabertura do comércio na cidade, em 13 de abril. A reabertura foi autorizada pela prefeitura, após um decreto estadual que permitiu a reabertura mediante algumas regras, entre elas a proibição de provas das mercadorias e o uso de máscaras pelos funcionários.

A prefeitura atribuiu a alta nos números a reabertura do comercio e a quantidade maior de testes realizados. Os testes inicialmente eram feitos em pacientes internados, depois, pessoas com sintomas de resfriado também foram submetidas a testagem.

“Podemos dizer que existe uma relação entre a abertura do isolamento e o aumento de casos positivos. Além disso, há o fato de estarmos testando mais pessoas’ disse o secretário da Secretaria de Promoção da Saúde, Winnetou Krambecko.

Quando autorizado o funcionamento de shoppings e afins na quarta-feira (22), um estabelecimento chegou a ter aglomeração de pessoas por conta da reabertura e acabou sendo notificado pela Justiça e Vigilância Sanitária.

Outra situação semelhante aconteceu no domingo (26) em um food park da cidade, apesar de ser em local aberto, havia aglomeração de pessoas além do não uso das máscaras, item obrigatório em Santa Catarina, a prefeitura também notificou o estabelecimento.

O prefeito de Blumenau comentou os episódios “ Cada vez que as pessoas se colocam nessa situação, não colocam só sua vida em risco, mas as de outros, de levar para dentro de casa. Participamos e ajudamos no processo de fiscalização, mas cabe a cada cidadão avaliar qual o risco está trazendo para nossa vida e de nossos familiares”.

Vitória Borges 
Primeiras Notícias


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90