28/04/2020 às 16h01min - Atualizada em 28/04/2020 às 16h01min

Anvisa aprova realização de testes rápidos de coronavírus em farmácias e drogarias

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou por unanimidade nesta terça-feira (28), a realização de testes rápidos de diagnósticos de Covid-19, em farmácias e drogarias, porém não é obrigatório que disponibilizem os testes sendo assim voluntário. A medida foi aprovada pela diretoria da agência em caráter temporário, enquanto durar a pandemia.

A autorização começa a valer a partir da publicação de uma resolução da diretoria colegiada no Diário Oficial da União. Os estabelecimentos que aderirem aos testes rápidos, deverão ter um profissional qualificado durante todo o horário de funcionamento.

O teste rápido contribui para o diagnóstico, mas não possui finalidade comprobatória, sendo assim, não serve para contagem de casos do coronavírus no país. Os resultados devem ser analisados por um profissional da saúde, em conjunto com outros dados do paciente.

De acordo com o diretor-presidente substituto da Anvisa, Antônio Barra Torres. o aumento dos testes é uma estratégia que visa diminuir a aglomeração de indivíduos em hospitais e reduzir a procura dos serviços médicos em estabelecimento das redes públicas

A decisão foi apoiada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), conforme foi divulgado pelo conselho. O órgão diz que “reivindicou do Governo o envolvimento dos 9,8 mil laboratórios de análises clinicas sob responsabilidade técnica de farmacêuticos e das 88 mil farmácias na testagem da população, tanto no atendimento privado, quanto público”.

Vitória Borges
Primeiras Notícias


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90