26/05/2017 às 02h32min - Atualizada em 26/05/2017 às 02h32min

Cartaxo firma compromisso para implantação do polo tecnológico no Centro Histórico

Secom-JP
FOTO: Alessandro Potter
De olho no futuro e com o objetivo de colocar João Pessoa no mapa tecnológico, dando visibilidade regional e nacional, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, assumiu o compromisso, na tarde desta quinta-feira (25), de contribuir para a implantação do polo tecnológico Centro de Estudos de Excelência e Inovação (CEEI) Professor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, no Centro Histórico da Capital. O compromisso foi firmado durante reunião no Paço Municipal com empresários e setores ligados às áreas de tecnologia, comunicação e cultura da Paraíba.
                                      
"Este momento é um marco por estarmos conseguindo unir a iniciativa privada, os poderes públicos, a Câmara Municipal, o SEBRAE, universidades, para fazer uma discussão profunda em relação ao nosso Centro Histórico, levando em conta este Arranjo Produtivo Local (APL) que vai envolver tecnologia da informação, cultura e comunicação, para que a gente possa tornar João Pessoa um polo importante nesta área. Vamos buscar a forma de contribuir, definir um espaço no Centro Histórico onde esse polo possa efetivamente funcionar com o aval da Prefeitura", afirmou Luciano Cartaxo.
 
O Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia da Informação, Comunicação e Cultura (TICC) do Centro Histórico de João Pessoa está sendo pensado de forma articulada com a proposta de ocupar, inicialmente, a área onde estava a Faculdade de Ciências Médicas, para fazer João Pessoa avançar em tecnologia mesmo neste período de crise financeira enfrentado por todo o país. O prefeito comentou sobre o assunto e afirmou que a Prefeitura Municipal de João Pessoa já vem buscando alternativas para que a cidade não deixe de realizar investimentos importantes.
 
"Estamos vivendo um período de muitas dificuldades no país do ponto de vista da instabilidade política e econômica, mas mesmo assim estamos demonstrando capacidade de entendimento, de união de pessoas em torno de um projeto e, sem dúvidas, a cidade vai avançar muito neste sentido. Estamos buscando novos investimentos para a cidade nesta questão da sustentabilidade. Está aí o Projeto João Pessoa Cidade Emergente Sustentável onde nós tivemos hoje mais uma reunião com o BID e esperamos até o final de setembro assinar o contrato para ter mais investimentos na governança, na qualidade de vida e na tecnologia na cidade de João Pessoa", disse Luciano.
 
O objetivo do CEEI é atrair empresas e instituições de fomento e de finanças, investir na qualificação das empresas parceiras, gerar oportunidades de empregos, inserir João Pessoa como novo potencial no PIB com economia criativa e ser incluído, enquanto CEEI, na Rede de Inovação Tecnológica do Nordeste.
 
O vereador da Capital, Thiago Lucena, afirmou que este projeto será muito importante para a população de João Pessoa porque possibilitará a vinda de muitas empresas internacionais que querem se instalar na Capital paraibana. "Muitas destas empresas poderão auxiliar, inclusive a trazer recursos de fora do Brasil para investir na cidade desenvolvendo soluções tecnológicas para problemas locais. Esta reunião permite criar esta ambiência unindo o poder público, a academia e a iniciativa privada para fazer nossa cidade se desenvolver e se tornar referência em tecnologia", afirmou.
 
Participaram da reunião o secretário de Turismo de João Pessoa, Fernando Milanez, a representante do Sebrae, Daniela Raposo, os jornalistas Walter Santos e Gutemberg Cardoso, o segundo representando a Associação das Mídias Digitais, os professores Guido Lemos, Paulo Cavalcanti e Cláudio Piemonte, presidente da Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações da Paraíba (Sucesu-PB), entre outros professores e representantes da iniciativa privada.
 
"É um momento histórico porque com a exposição feita pelos diversos segmentos da tecnologia da informação, comunicação e cultura e o comprometimento assumido pelo prefeito de estar convergindo em ações comuns para a instalação deste polo digital, estamos inaugurando uma nova fase no que chamamos de economia criativa. Vamos ocupar com inteligência e inovação o Centro Histórico de João pessoa, criando uma nova base de negócios e compromisso com o desenvolvimento da Capital. Com sensibilidade, Luciano reconhece que existe um movimento organizado bem constituído. E ele, que olha para o futuro, está vendo que é a oportunidade de somar esforços para o desenvolvimento do futuro de João Pessoa", afirmou Walter Santos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90