05/07/2018 às 08h37min - Atualizada em 05/07/2018 às 08h37min

Samu registra quase 20 mil atendimentos no primeiro semestre de 2018

Foto: Ilustrativa
Nos primeiros seis meses de 2018, cerca de 20% das ocorrências abertas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram referentes a acidentes de trânsito. No primeiro semestre de 2018 foram registradas 19.526 ocorrências, das quais mais de quatro mil delas foram referentes aos problemas de trânsito. As ocorrências são registradas entre traumas, nas quais se incluem os acidentes de trânsito, e casos clínicos, cujas ocorrências são lideradas por problemas neurológicos.

Os casos considerados clínicos foram os responsáveis pela maioria das ocorrências abertas: 9.043 casos. Desses atendimentos, as causas neurológicas representam 11,1% das ocorrências com 2.172 casos. Ainda estão entre as principais causas de ocorrências os problemas cardiológicos (1.517), mal estar (1.052) e complicações respiratórias (931). Nos casos considerados como traumas a ordem de ocorrência é com acidentes de trânsito (4.020) e quedas (1.745).

Para a coordenadora do Samu, Erika Rivenna, a qualificação no atendimento à população tem possibilitado diminuir o número de ocorrências abertas. “Quando alguém liga para o 192, é feita a classificação de risco pelo médico, que avalia a necessidade do envio de motolância, com técnico de enfermagem, de Unidade de Saúde Básica (USB), com enfermeiro e condutor socorrista, ou de Unidade de Saúde Avançada (USA), com médico, enfermeiro e condutor”, disse.

Aniversário do Samu – O Samu atende cerca de 60 cidades paraibanas, com ênfase na Região Metropolitana de João Pessoa e neste mês de julho completa 14 anos de atendimento à população.

Em comemoração, haverá uma solenidade na base do Samu, no Centro Administrativo Municipal (CAM), nesta sexta-feira (6), no bairro de Água Fria, a partir das 18h.

 
“Saímos de algo acanhado para uma serviço grandioso que se tornou referência nacional. Começamos dentro da unidade dos Bombeiros. Hoje temos sede própria e  nove médicos de plantão, durante o dia, e oito, à noite, todos os dias. Além de uma estrutura física capaz de atender aos chamados da população”, destacou.

Destino dos pacientes – O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena recebe 28% dos pacientes atendidos pelo Samu. Outros 22% são atendidos no local da ocorrência.

Em seguida está o Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma), com 12%, sendo 5% referentes a casos de psiquiatria, atendidos no Pronto Atendimento de Saúde Mental (PASM), que funciona na unidade hospitalar. Já as três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), representam 6%.

Estrutura – O Samu disponibiliza sete motolâncias, sete unidades de saúde básica (USB) – que socorre casos de gravidade moderada, e quatro unidades de saúde avançada (USA) – para casos mais graves. Há ainda outras quatro USB dos municípios de Bayeux, Santa Rita, Conde e Cabedelo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90