16/03/2018 às 17h06min - Atualizada em 16/03/2018 às 17h06min

Secretaria de Saúde promove curso de Classificação de Risco do Protocolo de Manchester

Codecom Bayeux
Foto: Reprodução
A Prefeitura de Bayeux, através da Secretaria de Saúde, no próximo dia 21 de março, realizará um curso de Classificação de Risco do Protocolo de Manchester, para os enfermeiros e para os técnicos em enfermagem do município. A capacitação acontecerá no Centro de Formação e Capacitação dos Professores (CEFOR), às 13 horas e será ministrada pela professora mestra, Risalva Bezerra.

O Manchester classifica, após uma triagem baseada nos sintomas, os doentes por cores, que representam o grau de gravidade e o tempo de espera recomendado para atendimento. Aos doentes com patologias mais graves é atribuída a cor vermelha, atendimento imediato; os casos muito urgentes recebem a cor laranja, com um tempo de espera recomendado de dez minutos; os casos urgentes, com a cor amarela, têm um tempo de espera recomendado de 60 minutos. Os doentes que recebem a cor verde e azul são casos de menor gravidade (pouco ou não urgentes) que, como tal, devem ser atendidos no espaço especificado.

 
Anne Souza, responsável pelo núcleo de capacitação, explica que com a capacitação, os enfermeiros e técnicos poderão fomentar seus conhecimentos, para a avaliação dos pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravo à saúde ou grau de sofrimento. “Trata-se se uma priorização do atendimento, após uma complexa avaliação do paciente, realizada por um profissional devidamente capacitado, do ponto de vista técnico e científico”, disse Anne.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »