21/11/2017 às 10h26min - Atualizada em 21/11/2017 às 10h26min

JAMPA DIGITAL: Ministro do STF aciona PGR para intimação de envolvidos

Helder Moura
Foto: Reprodução
O Inquérito 3736 que apura, no âmbito Supremo Tribunal Federal, o escândalo do Jampa Digital deu um passo quase imperceptível, no final de outubro. O ministro Alexandre de Moraes encaminhou os autos para vista da Procuradoria-Geral da República, e deve ter parecer oferecido pelo subprocurador, o paraibano Luciano Maia, para fins de intimação das partes.

O inquérito tramita no Supremo desde 5 de agosto de 2013, a partir de denúncia do Ministério Público Federal e o indiciamento de 23 pessoas. Em fevereiro de 2015, o STF enviou o processo para o Ministério Público Federal, que enviou seu parecer em fevereiro de 2016. O processo (nº 9990680-07.2013.00.0000), no entanto, corre em segredo de Justiça.

Desvio de recursos – Em 2015, a Prefeitura de João Pessoa decidiu cobrar cerca de R$ 4 milhões (valores atualizados) como ressarcimento pelos prejuízos causados aos cofres públicos pelo escândalo do Jampa Digital. A Prefeitura, como sabe, entrou com cerca de R$ 1,5 milhão de contrapartida, em 2010.

Outro detalhe é que, desde junho de 2014, o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Contas do Estado foram cientificados do Processo Administrativo (nº 104608/2013), que, em seu relatório, concluiu, entre outros que “todo esquema (do Jampa) montado pelos réus teve como único objetivo desviar recursos públicos para finalidades escusos, em claro desvio da finalidade pública da administração”.

Envolvidos – Segundo documento fornecido pelo Tribunal de Contas do Estado, foram envolvidos nas investigações o deputado e ex-secretário Aguinaldo Ribeiro, o ex-secretário Paulo Badaró (Ciência e Tecnologia), Gilberto Carneiro da Gama (Administração), Estelizabel Bezerra e Aldo Cavalcante Prestes (Planejamento), todos da gestão de Ricardo Coutinho/Luciano Agra.

Morte de Badaró – Badaró foi substituto de Aguinaldo Ribeiro na Secretaria de Ciência e Tecnologia, na gestão de Ricardo Coutinho, quando ele deixou a pasta para se candidatar à deputação federal. Badaró também foi indiciado pela Polícia Federal no escândalo, mas morreu de forma muito misteriosa, no início de outubro de 2013.

Inauguração – O Jampa Digital, como se sabe, foi lançado como um programa para implantar Internet banda larga e gratuita em toda a orla de João Pessoa. Sua inauguração, pelo então prefeito Ricardo Coutinho, teve até show da cantora Pitty. Logo depois, Ricardo Coutinho deixou a Prefeitura para disputar o Governo do Estado e o Jampa Digital foi usado como um dos motes de sua campanha, tipo “foi Ricardo quem fez, e fará em todo Estado”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90