30/10/2023 às 06h19min - Atualizada em 30/10/2023 às 06h19min

Morre aos 70 anos Alexandre Torres; jornalista paraibano lutou pela vida após erro médico

O jornalista Alexandre Torres morreu na manhã deste domingo (29/10) no Hospital Alvorada, em Brasília. Ele tinha 70 anos. Desde dezembro de 2007, o profissional de comunicação vivia em estado vegetativo em decorrência de um erro médico. Conhecido na capital federal, o paraibano deixará saudades em familiares, amigos e, especialmente, na esposa, Ana Maria Torres, com quem teve seis filhos — Alessandra, Carlos, Andrea, Isabela, Ian e Igor.

Segundo comunicado emitido pela família, o velório está marcado para começar às 8h30 desta segunda-feira (30/10), no Templo Ecumênico 2, do Cemitério Campo da Esperança. O sepultamento deverá iniciar às 11h. “Sua força e sua fé viverão para sempre entre nós”, escreveram os familiares em uma publicação. A Coluna Claudia Meireles conversou com Isabela Torres, uma das filhas de Alexandre.

Em entrevista, Isabela lamentou não poder ver Alexandre como ele costumava ser: um pai e um avô amoroso, cheio de vida . “Desde 2007, nós não escutávamos a linda voz do meu pai, as brincadeiras, as opiniões jornalísticas e as brincadeiras com os netos”, destacou. Ela atua como advogada do progenitor nas audiências do processo que corre no Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

Comunicado

Em um comunicado, os familiares agradeceram o carinho dos amigos, parentes, médicos e profissionais de saúde que estiveram com Alexandre ao longo desses 15 anos. Também fizeram uma menção à dedicação de Ana Maria Torres, esposa do jornalista. Ela ficou firme ao lado do marido em todos os momentos. “Um exemplo de companheirismo que sempre comoveu a todos”, ressaltaram.

Legado

Enviadas por Isabela à coluna, as fotos mostram o quanto Alexandre era apaixonado pela família. Apelidado carinhosamente pelos mais íntimos como Alex, ele nasceu em João Pessoa, na capital paraibana. Filho de uma funcionária pública e de um advogado e jornalista, fez carreira nos jornais O Norte, Correio da Paraíba e A União. Também passou pela Secretaria de Comunicação do Estado e pela Rádio Tabajara.

Nos anos 1980, Alexandre veio para Brasília para atuar no Escritório de Representação do Governo da Paraíba. Não bastou muito tempo para ele integrar a equipe de editores do jornal Correio Braziliense.

Alex assumiu o posto de chefe de reportagem e se tornou colunista. Na capital federal, o jornalista trabalhou como assessor de Marco Maciel, então presidente do Partido da Frente Liberal (PFL), atual Democratas.
Alexandre Torres - Metrópoles

Alexandre Torres - Metrópoles


Erro médico

Em 23 de dezembro de 2007, Alexandre Torres sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) quando saía da missa na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, na 311/312 Sul. Ele precisou ser levado às pressas para o Hospital da Unimed, onde foi submetido a uma cirurgia de urgência. A operação ocorreu de forma bem-sucedida e Alex continuou internado por um período. Após a retirada do coma induzido, levaram o jornalista para o quarto.
Alexandre Torres - Metrópoles

Alexandre Torres - Metrópoles


Conforme o prontuário médico, os profissionais do hospital esqueceram de amarrar as mãos do paciente e ele se extubou — isto é, retirou o tubo responsável por fazer a oxigenação — depois de acordar do coma induzido. Com a falta de oxigenação no cérebro por um tempo considerável, o jornalista ficou com “sequelas irreversíveis”. Ao notarem o ocorrido, a equipe médica tentou reverter o quadro, mas sem sucesso.

De acordo com os médicos, Alexandre Torres chegou a apresentar o nível três da escala de Glasglow, no caso, praticamente morte cerebral. Ao longo de 15 anos, a esposa, Ana Maria Torres, e os seis filhos buscaram ao máximo oferecer o melhor que podiam para o jornalista ter qualidade de vida. Durante a pandemia, ele contraiu Covid-19 e se recuperou após tratamento de dois meses no Hospital DF Star.

Embora, em 2013, o caso de Alex tenha tido uma vitória na 9ª Vara Cível de Brasília, a família continua a busca por justiça, pois o jornalista “não recebeu as indenizações”, conforme disse Isabela Torres, filha e advogada de Alexandre.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90