14/08/2017 às 17h02min - Atualizada em 14/08/2017 às 17h02min

Bairro do Mário Andreazza recebe 2ª audiência do orçamento público de Bayeux

Codecom Bayeux
A Prefeitura de Bayeux realiza nesta segunda-feira (14), no Centro Comunitário do Mário Andreazza, a segunda audiência pública para discutir o Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes orçamentarias (LDO) e Lei Orçamentaria Anual (LOA). Esses planos e leis fazem parte do planejamento orçamentário do município para os anos de 2018 a 2021, onde será organizada a previsão dos investimentos em ações e programas que irão repercutir diretamente na vida da população Bayeuxense. 

O Prefeito interino Luiz Antônio, afirmou que está bastante entusiasmado com a próxima etapa da audiência pública. “É um espaço onde, junto com a população, a gestão irá elaborar novos projetos e ações para a cidade”, destacou. 

Entenda a PPA, LDO e LOA:  

PLANO PLURIANUAL – PPA 

Esse é o documento que traz as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública. Prevê, entre outras coisas, as grandes obras públicas a serem realizadas nos próximos anos. Ele tem vigência de quatro anos, portanto deve ser elaborado criteriosamente, imaginando-se onde se quer chegar nos próximos quatro anos. Expressa a visão estratégica da gestão pública. 

LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS – LDO A LDO 

é elaborada anualmente e tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano. Ela orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual. Ou seja, é um elo entre esses dois documentos. 

LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – LOA 

É o orçamento anual propriamente dito. Prevê os orçamentos fiscais, da seguridade social e de investimentos das estatais. Todos os gastos do governo para o próximo ano são previstos em detalhe na LOA. Você encontrará na LOA a estimativa da receita e a fixação das despesas do governo. É dividida por temas, como saúde, educação, e transporte. Prevê também quanto o governo deve arrecadar para que os gastos programados possam de fato ser executados. Essa arrecadação se dá por meio dos tributos (impostos, taxas e contribuições). Se bem feita, a LOA estará em harmonia com os grandes objetivos e metas estabelecidos pelo PPA.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »