29/09/2022 às 06h12min - Atualizada em 29/09/2022 às 06h12min

Paraná: 324 mil mensagens SMS pró-Bolsonaro foram enviadas ilegalmente

Metrópoles
Reprodução/Twitter
A Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) informou nesta quarta-feira (28/9) que identificou 324.818 mensagens com apoio ao presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) e ameaças ao Supremo Tribunal Federal (STF). Os textos foram enviados na última sexta-feira (23/9) após um acesso indevido à base de dados da Algar Telecom, empresa que presta serviço ao governo paranaense.

Segundo a Algar, o usuário que enviou as mensagens já foi identificado, mas o autor não. A empresa utiliza os dados telefônicos para o envio de protocolos e informações sobre os serviços estaduais, como IPVA e faturas de contas de luz.

Em ofício, a Celepar informou que, às 23h28 de 21 de setembro, identificou uma conta na plataforma da Algar criada com o ID “presidente_Bolsonaro_mais_uma_vaz” (sic).

À Celepar, a Algar alegou que um usuário com domínio da empresa realizou a troca de senha do usuário “admin”, com domínio da Celepar. Na mesma data, o usuário criou o ID “presidente_Bolsonaro_mais_uma_vaz” (sic), às 23h27.

Os envios foram feitos pelo usuário dois dias depois, às 20h55 de 23 de setembro. A Algar reiterou que a conta foi criada clandestinamente e derrubada assim que a empresa tomou conhecimento.

O Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber) instaurou um inquérito policial para apurar o caso.

Em nota, o Ministério Público Federal no Paraná informou que, “a partir das reportagens veiculadas, relatando o recebimento de mensagens de cunho político aos telefones celulares de cidadãos cadastrados em bancos de dados usados pelos serviços públicos digitais do governo do estado do Paraná, a Procuradoria Regional Eleitoral instaurou, na data de 24/09/2022, procedimento extrajudicial para apuração dos fatos e, no bojo deste, expediu-se ofício aos entes públicos citados para obtenção de informações acerca dos disparos. Os fatos ainda estão em apuração e o procedimento extrajudicial tramita em sigilo”.

Entenda

Paranaenses relataram ter recebido uma mensagem de texto com apoio ao presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro e ameaças ao STF. O texto, enviado na noite de sexta-feira (23/9), teria sido disparado pelo mesmo número usado pelo Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), sistema de comunicação do governo estadual.

Usuários relataram nas redes sociais terem recebido uma mensagem de texto com ameaças de “invadir” o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, caso o presidente não seja reeleito no primeiro turno.

“Vai dar Bolsonaro no primeiro turno! Senão, vamos à rua para protestar! Invadir o Congresso e o STF! Presidente Bolsonaro conta com todos nós”, diz o texto.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90