04/02/2022 às 15h30min - Atualizada em 04/02/2022 às 15h30min

Após 12 mil km de viagem, cinzas do vulcão de Tonga mudam cor do céu na Paraíba

(Foto: Júlio Silva/Portal Correio)
A erupção de um vulcão na ilha de Tonga, no Oceano Pacífico, pode ser a responsável por uma sutil, mas perceptível mudança na coloração do céu na Paraíba nos últimos dias. O fenômeno também foi registrado em outros estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia, e em todo o sul do Brasil.

A explosão do vulcão, que segundo especialistas foi aproximadamente 100 vezes mais potente que a bomba de Hiroshima, lançou partículas nas camadas mais altas da atmosfera. É o que explica o professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Robson de Souza Nascimento, doutor em Meteorologia.

“Com a circulação de ar que atua no mundo inteiro, o ar se eleva para as altas camadas da atmosfera e se desloca para várias regiões do globo, transportando umidade e, no caso do vulcão, as cinzas vulcânicas”, disse.

Assim como a chuva, que reflete a cor do Sol e forma o arco-íris, as partículas do vulcão, ou aerossóis, refletem a luz solar e por isso alteram a cor do céu. “O mesmo fenômeno pode ser observado quando há grandes queimadas”, afirma Robson.

O tom rosado é proveniente do ângulo da refração da luz. “Elas (as partículas) refletem as cores separadamente da luz branca, que são sete cores. No começo da manhã e ao entardecer, devido à inclinação da Terra, as luzes alaranjada e avermelhada são mais visíveis”, explica o professor.

Consequências da erupção do vulcão

Considerada uma das maiores erupções vulcânicas das últimas três décadas no mundo, a explosão do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha’apal, ocorrida em 15 de janeiro, provocou um tsunami no Oceano Pacífico. Houve registros de ondas nos Estados Unidos, na Nova Zelândia, no Japão e Peru.

Uma nuvem de gás, vapor e cinzas foi lançada a 20 km de altura e atravessou os oceanos Pacífico e Índico, passou pela África e perdeu um pouco de intensidade, mas chegou à costa brasileira no dia 24 de janeiro. A plataforma Zoom Earth, especializada em imagens de satélite, publicou no Twitter uma imagem da nuvem próxima ao litoral brasileiro.

“Cinzas da erupção do #VulcãoTonga se deslocam ao redor do mundo – para o Brasil. Aqui você pode ver a nuvem branca de cinzas ficar marrom à medida que o Sol se põe no Atlântico Sul”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90