09/12/2021 às 12h41min - Atualizada em 09/12/2021 às 12h41min

Entenda como mariposas provocaram surto misterioso de coceira em Pernambuco

Nas últimas semanas, o aumento de casos de inflamação na pele chamou a atenção de médicos na região metropolitana de Recife, em Pernambuco: de uma hora para outra, centenas de pacientes começaram a se queixar do aparecimento de vermelhidão, coceira e bolhas em várias partes do corpo.

De início, suspeitou-se que seriam quadros de escabiose (sarna), que é provocada por um tipo de ácaro, ou uma espécie de intoxicação por ivermectina. Durante a pandemia, esse remédio foi falsamente apontado como tratamento para a covid-19 e seu consumo aumentou consideravelmente no país.

Porém, após uma investigação feita com o suporte da Sociedade Brasileira de Dermatologia, um time de especialistas descobriu que a origem do surto era outra: fragmentos de mariposas que irritam as camadas superficiais da pele.

O final do ano é a época de reprodução desses insetos, o que propicia o surgimento de surtos de dermatite (inflamação na pele) em várias partes do país, explicam os autores num relatório divulgado na quarta-feira (8/12).

No final de novembro, moradores de duas comunidades localizadas na região metropolitana de Recife começaram a apresentar alguns sintomas de problemas dermatológicos.

Vale mencionar que esses dois locais ficam bem próximos ao Parque Estadual de Dois Irmãos, uma reserva de Mata Atlântica no Estado.

Em pouco tempo, mais de 200 indivíduos apresentaram queixas parecidas, o que motivou a abertura de uma apuração pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco.

Num primeiro momento, a principal suspeita levantada era de escabiose, conhecida popularmente como sarna. Causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, essa doença provoca uma coceira bem intensa.

A outra possibilidade discutida era de intoxicação por ivermectina, remédio utilizado para tratar infestações por parasitas (como sarna, piolho e lombriga), que foi apontado erroneamente como tratamento para covid-19 ao longo dos últimos meses.

De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, as vendas de ivermectina aumentaram mais de 800% entre abril de 2020 e março de 2021.

No final das contas, nenhuma das duas hipóteses se mostrou verdadeira: segundo o relatório recém-publicado, os casos em Pernambuco foram causados por cerdas de mariposas do gênero Hylesia.

Bastante comum, esse inseto é pequeno, tem cor marrom e costuma ficar rondando as luzes da casa, especialmente durante a noite.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90