28/06/2017 às 14h53min - Atualizada em 28/06/2017 às 14h53min

Defesa Civil está em alerta para atender chamados da população

Secom-JP
A Defesa Civil da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está em estado de alerta desde a madrugada desta quarta-feira (28) e trabalhando para reparar os possíveis danos causados pelas chuvas.
 
Segundo o coordenador da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMPDEC/JP), Noé Estrela, as chuvas chegaram a 47 milímetros cúbicos, mas até as 10h desta manhã, a única ocorrência registrada foi uma galeria bloqueada por areia, no bairro do José Américo. “Estamos trabalhando incansavelmente para impedir inclusive que a população tenha transtornos com pontos de alagamento”, ressaltou Noé.
 
Alerta – Ainda de acordo com o coordenador, a Defesa Civil permanece em observação constante sobre possíveis avisos de atenção emitidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
 
Os alertas possuem quatro níveis de risco: leve, moderado, alto e muito alto. “Quando uma região com risco elevado de incidentes como deslizamentos e enxurradas é visitada por frentes frias ou por concentrações de nuvens que podem gerar pancadas de chuvas, o aviso é emitido imediatamente. A Defesa Civil está de prontidão para tomar as providências cabíveis caso recebamos qualquer aviso da Cemaden”, informou.
 
Ação – As ações da Defesa Civil são parte do programa ‘João Pessoa em Ação – Gestão de Riscos e Administração de Desastres’, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Na pauta do programa há 11 atividades, que integram diversas secretarias da PMJP.
 
O objetivo é promover intervenções que minimizem o impacto de desastres naturais naquelas comunidades. Há quatro anos o programa promove, de acordo com um calendário pré-estabelecido com as secretarias participantes, ações como desassoreamento de rios, capinação, roçagem, remoção de entulhos, demolição de residências, poda de árvores, limpeza de canaletas, loneamento de barreiras, desobstrução de galerias pluviais, recuperação de bocas de lobo, além de assistência social, entre outras.
 
Parceiros – As secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Semam), além da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), com a realização de revisão e substituição de placas de sinalização vertical; levantamento in loco para a elaboração de projetos de melhoria de fluxo; ações educativas com a equipe de Educação no Trânsito, etc.
 
Ocorrências – O atendimento da Defesa Civil funciona Atendimento 24 horas pelo número 0800 285 9020. A Coordenadoria fica no Paço Municipal, na Praça Pedro Américo, 70, 1º andar, no Centro de João Pessoa.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90