04/06/2021 às 10h09min - Atualizada em 04/06/2021 às 10h09min

Soledade avança na municipalização do trânsito para receber polo industrial; cidade tem fluxo diário de 10 mil veículos

Município polo da região do Cariri paraibano, Soledade tem dado seguimento ao processo de municipalização do trânsito – procedimento que integra cidade ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). O procedimento acompanha o crescimento da cidade, que tem se preparado para instalar um polo industrial e receber diversas empresas do ramo de minério em sua área.

Por dia, Soledade tem um fluxo que se aproxima de dez mil veículos. De acordo com o secretário de Infraestrutura do município, Júlio Cezar Garcia, o alto volume se dá porque a cidade fica às margens de uma rodovia federal e além da BR-230, tem em sua extensão trechos de vias estaduais como PB-177 e PB-176, se aproximando ainda da BR-412 da PB-157, PB-121e PB-115. 

“Toda cidade que está nesse processo de crescimento precisa organizar seu trânsito, educar os usuários do sistema e se necessário, punir os que cometem infrações. Esse processo é fundamental para o desenvolvimento de Soledade e para comportar a demanda e o fluxo de veículos que já existem na nossa cidade”, ressaltou Júlio Cezar Garcia.

De acordo com o auxiliar, a municipalização do trânsito começou em 2017, quando a Câmara aprovou a legislação. Com o projeto do polo industrial em andamento, o procedimento foi acelerado e agora a Prefeitura aguarda o recebimento do Código do Órgão Autuador, do Governo Federal. 

Ele ressalta que para a municipalização do trânsito, já foi feito um estudo e mapeamento das vias públicas para definir os locais que receberão sinalização. Ainda de acordo com ele, o edital de licitação para contratação de uma empresa especializada na produção das placas e marcações também está em andamento. Além da sinalização, haverá em breve campanha de conscientização para condutores e pedestres de Soledade.  Também é prioridade, conforme o secretário, que agentes que estarão na linha de frente sejam treinados para prestar o serviço da forma correta. 

Prefeito de Soledade, Geraldo Moura Ramos comemora o avanço e crescimento da cidade. “Acreditamos que em breve vamos aumentar muito o fluxo de veículos e estamos nos preparando de todas as formas para que o município possa receber empresas já com um trânsito organizado, já que isso é fundamental no processo de logística da indústria. Nosso município caminha para o desenvolvimento e precisamos que todas as áreas acompanhem esse progresso”, destacou.  

Procedimento – Todos os procedimentos e documentos necessários para a municipalização do trânsito foram enviados para o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e ao Conselho Nacional de Trânsito (Conatran). A Prefeitura aguarda o recebimento do Código do Órgão Autuador para dar prosseguimento ao processo. A Secretaria de Infraestrutura coordena o planejamento e execução da ação.

Polo Industrial – Com localização estratégica, polarizando com mais de dez cidades que produzem minério, o núcleo que será instalado em Soledade deve atrair diversas empresas para o município, trazendo desenvolvimento para a região, a partir da geração de empregos para a população do município e do Cariri.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90