02/05/2017 às 02h36min - Atualizada em 02/05/2017 às 02h36min

Criador do Baleia Azul não foi preso e nem espancado na cadeia

Veja.com
Como todo e qualquer tema em destaque na mídia, o jogo denominado Baleia Azul, que coage jovens a cumprirem 50 tarefas arriscadas antes de cometerem suicídio, também é assunto para notícias falsas na internet.

No último final de semana, circulou com força por conversas no WhatsApp e timelines no Facebook a lorota de que “Criador do Baleia Azul é espancado na prisão e quase morre”.

Criada pelo site Sociedade Oculta, a mentira foi compartilhada pelo menos 110.000 vezes nas redes sociais.

De acordo com os investigadores, entre dezembro de 2013 e maio de 2016, cerca de 15 adolescentes se suicidaram depois de entrarem nos grupos mantidos por Budeikin e seu bando.

Não há até agora, no entanto, nem indícios, nem informações confiáveis publicadas na imprensa que liguem Phillip Budeikin, ou qualquer outra pessoa, à criação do jogo Baleia Azul. Também não há informação de que ele teria sido agredido atrás das grades.

Tudo indica que a existência do tal delegado Manel Vanderickz – cuja declaração sobre “conjunção carnal”, ressalte-se, não faz sentido algum – também tenha sido inventada para dar alguma veracidade à notícia.

Hematomas de mentira

Outro problema grave na notícia falsa sobre a prisão do mentor do Baleia Azul são as fotos que ela ostenta.

O homem com hematomas no rosto, suposto retrato de Phillip Budeikin após ser atacado na cadeia, é, na verdade, Tom-Jan Hüsch, um alemão que espancou seu cachorro em 2014, filmou as agressões e as publicou no Facebook.

Outra história de ficção garante que os ferimentos de Hüsch foram adquiridos quando um homem, revoltado, resolveu lhe aplicar um corretivo. Na verdade, como se pode observar na imagem abaixo, os hematomas foram (pessimamente) delineados em algum programa de photoshop.

Ou seja, não bastasse ter publicado a imagem de outra pessoa, a notícia falsa sobre o criador do Baleia Azul empregou uma foto adulterada e utilizada em outra notícia falsa, muito provavelmente algo na linha de “Agressor de cão é espancado… veja como ele ficou”.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »