03/07/2020 às 18h23min - Atualizada em 03/07/2020 às 18h23min

Comunidade rural assistida pelo Projeto Cooperar é destaque na imprensa nacional

Devido a ação estimulada pelo Projeto Cooperar na implantação de subprojetos de irrigação e cisternas, o trabalho de 16 famílias de agricultores da Comunidade de Cacimba Nova localizada em Conceição, no Alto Sertão da Paraíba, vem ganhando destaque na imprensa nacional pelo aproveitamento das águas das chuvas recém caídas na região para o plantio de batata doce e outras raízes, tubérculos e verduras.

Após matérias exibidas em vários veículos de comunicação, no último domingo (28), foi a vez do programa Globo Repórter, da Rede Globo, exibir documentário acerca da lavoura existente na localidade, onde as famílias de agricultores residem há mais de 30 anos.

De acordo com o presidente da Associação Comunitária de Cacimba Nova (Ascocan), João Costa, a implantação de subprojetos de irrigação e cisternas terá continuidade com a implementação do PB Rural Sustentável, e a área já foi assistida pelas ações do Projeto Cooperar II.

“Agora estamos precisando do Cooperar para mais demandas de acesso a água, porque alguns membros da comunidade ainda não dispõem de cisternas” completou o presidente da Associação.

O representante da comunidade se encontra otimista com a nova Edição do Projeto Cooperar III, que implementará ações desenvolvidas pelo PB Rural Sustentável visando o acesso a água de qualidade.

Já foi encaminhado para o Cooperar as demandas contendo a implantação de cisternas, e no futuro João Costa planeja para a comunidade o uso de tratores para o corte de terra, implantação de energia solar e estímulos tecnológicos para fomentar a rotação de culturas para ampliar a produção rural.

Os agricultores da localidade mesmo com a pandemia decorrente do coronavírus, se moldaram as recomendações de cuidados e não deixaram de trabalhar. Eles produzem diariamente para que os produtos cheguem a mesa dos sertanejos paraibanos e de outras pessoas de Estados vizinhos.

O presidente da Ascocan falou, também, que o governador João Azevêdo conhece a história da comunidade e tem sido muito atencioso, e enalteceu o apoio que vem recebendo do secretário Luiz Couto, da Agricultura Familiar, e do coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama.

 
Vitória Borges

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90