26/05/2020 às 17h35min - Atualizada em 26/05/2020 às 17h35min

Maia diz que grande desafio do momento é derrotar o coronavírus

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, em discurso na abertura de sessão extraordinária virtual nesta terça-feira (26) salientou que o grande desafio do momento “é derrotar o coronavírus, vencer a gravíssima crise social e econômica que está a nossa frente, preservando a nossa democracia”.

O discurso, “em nome do Parlamento brasileiro”, fez aceno para o governo federal e também para o Poder Judiciário. “Dialogar é da natureza do parlamento. Por isso, vejo com naturalidade o esforço do governo federal para ampliar sua base política. Ao invés de ser criticado, esse esforço deve ser respeitado. O sistema democrático exige a convivência republicana entre Executivo e Legislativo. ”

Aos ministros do Supremo Tribunal Federal, Maia afirmou que o Parlamento “respeita e cumpre as decisões judiciais, mesmo quando delas discorda”, ao salientar que “é isso o que determina a carta constitucional, e todos juramos respeitá-la”.

Em tom conciliador, o presidente da Câmara dos Deputados enfatizou que por causa da crise provocada pelo coronavírus “a nação exige que tenhamos prudência. E postura exige que estejamos à altura dos combates que já foram e que ainda serão travados”.

Para Maia, a expectativa da população “é manter um diálogo construtivo entre as instituições e para com a sociedade. Os brasileiros exigem de nós trabalho e respeito pelos que mais sofrem. É preciso estar à altura das expectativas de nosso povo”.


Vitória Borges
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »