22/04/2020 às 15h14min - Atualizada em 22/04/2020 às 15h14min

Na Paraíba, socioeducandos têm visitas substituídas por ligações devido o Covid-19

Foto: Walter Paparazzo/G1/Arquivo
Os socioeducandos que cumprem medidas em unidades da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac) na Paraíba estão recebendo ligações virtuais dos familiares ao invés de visitas. Segundo a fundação, esta medida é para amenizar a ausência física entre os jovens e os familiares e evitar o risco de contaminação por coronavírus.
 
A diretora técnica da Fundac, Waleska Ramalho, justificou a ação baseada no que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente quanto à convivência familiar e comunitária: “É um dos direitos fundamentais e imprescindíveis para o pleno desenvolvimento de todo adolescente".
 
As ligações estão acontecendo nas sete unidades socioeducativas do estado, e toda chamada é monitorada pela direção e equipe técnica das unidades, segundo a Fundac.

No entanto, para as famílias que não tem internet, o contato é feito por ligações normais.
 
De acordo com com o assistente social do CEA Alexsandro da Silva Fernandes, responsável pela realização das ligações na Unidade declarou que as ligações tem feito benefícios para os socioeducandos, como a melhora no relacionamento com os agentes, técnicos e entre os próprios familiares.
 
“Ouvir o pai de um educando fazer várias declarações de amor dizendo ao filho: 'Estamos aqui lhe esperando, te amamos, nunca se esqueça disso'; 'Quando chega a sexta-feira já ficamos aqui ansiosos porque no sábado sabemos que vamos poder lhe ver e falar com você'... Isso mostra que estamos no caminho certo, fazendo valer o direito do socioeducando neste período que estamos vivenciando o distanciamento social, além de ser a única forma de reduzir o risco de infecção desta pandemia de Covid-19”, relatou o assistente social.
 
Débora Costa
Primeiras Notícias


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90