08/10/2018 às 20h01min - Atualizada em 08/10/2018 às 20h01min

Capoeirista é morto por apoiador de Bolsonaro ao dizer que votou no PT

Extra.Globo
Foto: Reprodução
Um homem foi morto com 12 facadas nas costas, em um bar no Engenheiro Velho de Brotas, na região central de Salvador, na madrugada desta segunda-feira. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), o mestre de capoeira Romualdo Rosário da Costa, de 63 anos, conhecido como Moa do Katende, foi atacado após uma discussão política. O autor do crime, identificado como Paulo Sérgio Ferreira de Santana, de 36 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Militar.

A confusão teria começado por volta das 2h40, após um homem gritar palavras de apoio ao candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL). O mestre de capoeira teria respondido que, ali, as pessoas preferiam o Partido dos Trabalhadores (PT). Ainda de acordo com a SSP-BA, a perícia analisou o corpo da vítima e constatou que foram desferidas 12 facadas na região das costas. De acordo com as primeiras informações, o agressor e a vítima não se conheciam antes do fato.

“O autor de um homicídio, na madrugada desta segunda-feira (8), em Salvador, contra um mestre de capoeira, alegou discussão política como motivação do crime”, afirma a SSP-BA em um comunicado.

De acordo com a delegada do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) responsável pelo caso, Milena Calmon, Paulo tinha envolvimento com outros dois casos de discussões em 2009 e 2014.

“Vamos ouvir outras testemunhas que nos ajudarão a esclarecer totalmente o caso”, afirmou a delegada.

Ainda segundo o comunicado da SSP-BA, “o autor do assassinato e da tentativa de homicídio informou que foi xingado e que estava consumindo bebida alcoólica desde o início da manhã de domingo”. Em depoimento, Paulo comentou que estava arrependido.

A PM disse que uma equipe se deslocou até o bar assim que foi acionada, por meio do Centro Integrado de Comunicações (Cicom). No local, os PMs receberam a denúncia de que o autor do crime teria fugido para um beco próximo e iniciaram as buscas. Os policiais avistaram um rastro de sangue que levava até uma casa e o localizaram escondido no banheiro, onde foi preso em flagrante. Ele já estava com uma mochila com roupas no intuito de fugir.

Ainda segundo a PM, o autor do crime foi levado para o HGE para ser medicado, pois estava com um corte no dedo, e depois foi apresentado no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

O enterro de Moa do Katende será às 16h30 desta segunda-feira no cemitério da Ordem Terceira de São Francisco, na Baixa das Quintas, em Salvador, onde a família planeja realizar uma homenagem ao mestre de capoeira.

 
“Quero convidar a todos amigos, alunos e mestres de capoeira para prestar a última homenagem a este homem incrível que ele foi”, convidou a filha da vítima em um post no Facebook. “Tragam Berimbau!”, completou.

Nas redes sociais, amigos e parentes lamentaram a violenta morte de Moa do Katende.

Um dos posts diz que “guerrido defensor da cultura e do povo negro, sempre a frente pela qualidade de vida da população mais pobre e desfavorecida fará muita falta”.

 
“Meus sentimentos à família desse grande Baluarte da Capoeira! Adeus, Mestre Moa Do Katende! A Capoeira está de luto!!”, escreveu outra pessoa.

Leia abaixo a nota da Polícia Militar:

“Policiais militares da 26ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prenderam em flagrante na madrugada desta segunda-feira (8) o autor de um homicídio, que cometeu o crime logo após uma discussão política sobre o resultado das eleições na Avenida Vasco da Gama, Dique do Tororó. O criminoso fez duas vítimas a facadas, um homem de 63 que não resistiu aos ferimentos e morreu no local e outro, de 51 anos, atingido no braço e socorrido por populares para o Hospital Geral do Estado (HGE).

A PM foi acionada, por meio do Centro Integrado de Comunicações (Cicom), com informações de que dois homens tinham sido atingidos por golpes de faca e imediatamente deslocou uma equipe ao referido endereço.

No local, os policiais receberam a denúncia de que o autor do crime teria fugido para um beco próximo e iniciaram as buscas. Os policiais avistaram um rastro de sangue que levava até uma casa e prenderam em flagrante o homicida escondido no banheiro. Ele já estava com uma mochila com roupas no intuito de fugir.

O autor do crime foi levado para o HGE para ser medicado, pois estava com um corte no dedo, e depois apresentado no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90