15/01/2018 às 16h55min - Atualizada em 15/01/2018 às 16h55min

Secretário Adjunto de Meio Ambiente de Bayeux alerta para o período defeso do Caranguejo-Uça

O Secretário Adjunto da SEMABY, Albeno Silva, alerta para o período defeso do Caranguejo-uçá, segundo o mesmo, o desrespeito ao período conhecido como “andada”, pode ocasionar em longo prazo a ameaça de extinção da espécie, assim como acontece com goiamum que já está na lista do ministério do Meio Ambiente como ameaçado de extinção.

Neste ano, o fim do primeiro período de defeso do caranguejo-uçá vai de 17 a 22 de janeiro, o segundo período será de 1º a 6 de fevereiro e de 16 a 21 fevereiro, e a terceira etapa de proibição vai de 2 a 7 de março e encerra-se de 18 a 23 de março.

Os estabelecimentos com manuseio do caranguejo-uçá devem informar ao IBAMA, o controle detalhado dos estoques do animal até o último dia útil que antecede cada período de andada. Esses estoques devem ser acompanhados, da origem ao destino final, e com autorização emitida pelo IBAMA.

Os mais beneficiados com a obediência ao período defeso são as próprias família que vivem da exploração e comercialização para seu sustento,  uma vez que se torna cada vez mais escassos espécies que movimentam a economia das famílias ribeirinhas,  dado a degradação ambiental, fator que vem a agravando a situação de vulnerabilidade social dessas pessoas, afirmou Albeno Silva. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90