17/01/2017 às 21h36min - Atualizada em 17/01/2017 às 21h36min

Ex-aluno de escola pública é contratado por empresa de robótica em SP

Mesmo em um ano de recessão econômica, exemplos como o Wesley Carneiro, ex-aluno da Escola Municipal Moema Tinoco Cunha Lima, no bairro dos Funcionários II, em João Pessoa mostra que através da educação é possível abrir novos horizontes. O jovem foi contrato pela empresa nacional de tecnologia em robótica, Pete. Ele viajou nesta terça-feira (17) para São Paulo onde assumirá o novo desafio. Em 2015, ele participou da XIX Copa do Mundo de Robótica, a RoboCup.

“Sou grato à prefeitura por ter me aberto às portas para o campo da robótica. Hoje tudo que conquistei veio por meio disso. Agora tenho planos e projetos traçados de forma clara. Em São Paulo, começarei o curso de Engenharia Mecatrônica e posteriormente seguirei com um mestrado e doutorado”, afirmou Wesley Robson Carneiro, que atualmente está com 18 anos. Há dois anos ele começou como estagiário na empresa Pete, após a experiência de competir na China.

Em 2015, a equipe “Robô Apolo”, formada por alunos da rede municipal de ensino de João Pessoa conquistou o primeiro lugar na XIX Copa do Mundo de Robótica, a RoboCup. Concorrendo com 14 equipes de vários países, a vitória ocorreu na categoria RoboCupJr Dance Primary” (dança com robô). O grupo ainda conquistou campeonatos regionais e locais.

A ida à China foi resultado de um trabalho da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), intensificado em 2013 em prol da universalização da tecnologia educacional. Atualmente, todas as escolas municipais pessoenses fazem uso de kits de robótica que incluem os componentes de montagem de robôs, software amigável, material paradidático e capacitação de monitores, atingindo mais de 50 mil alunos.



 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Na sua opinião, o governador Ricardo Coutinho deve deixar o governo para ser candidato a Senador?

67.5%
32.5%