08/01/2024 às 05h07min - Atualizada em 08/01/2024 às 05h07min

Dorival Júnior aceita convite para treinar a seleção brasileira

Extra
Dorival Junior será o próximo treinador da seleção brasileira — Foto: Rubens Chiri / São Paulo
O técnico Dorival Junior será o próximo treinador da seleção brasileira. Ele aceitou o convite da CBF e já comunicou ao São Paulo, clube ao qual estava ligado. A informação é do site ge.

A CBF irá pagar ao São Paulo a multa rescisória, equivalente a três salários do técnico (o que dá algo em torno de R$ 4 milhões). Já a assinatura do contrato e anúncio oficial devem esperar um pouco mais e sair só a partir do meio da semana ou mais para o fim. É que nesta segunda começa a passagem dos membros da comitiva da Fifa e da Conmebol ao Brasil.

O objetivo é se inteirar da crise política que se instalou na entidade e entender se houve violações às regras que proíbem intervenção externa nas confederações. Ednaldo chegou a ser destituído do cargo por decisão de um desembargador, que anulou as eleições vencidas por ele. Só retornou à presidência após liminar expedida pelo ministro do STF Gilmar Mendes na última quinta-feira.

A visita da comitiva vai durar até a próxima quarta-feira. Só então é que o anúncio de Dorival deve sair.

Antes de procurar o treinador do São Paulo, Ednaldo entrou em contato com a Federação Paulista de Futebol. É que o presidente da entidade, Reinaldo Carneiro de Barros, é considerado favorito a vencer eventuais novas eleições da CBF e suceder o atual mandatário caso ele realmente seja retirado do cargo. O dirigente baiano ouviu do paulista que a escolha por Dorival para comandar a seleção conta com seu apoio.

Com esta segurança, Ednaldo fez contato então com o presidente do São Paulo, Julio Casares, e em seguida com o próprio técnico. Treinar a seleção era um sonho do treinador paulista de 61 anos que vive o auge de sua carreira.

Desde 2002, Dorival já contabiliza 25 trabalhos em clubes, todos do Brasil. O período entre 2007 e 2010 foi fundamental para ele passar a ser considerado um dos principais técnicos do país. Foi quando chegou à final do Paulista-07 com o São Caetano e ao quinto lugar do Brasileiro-08 com o Cruzeiro. Também venceu a Série B com o Vasco em 2009 e, no ano seguinte, comandou o Santos de Neymar e Paulo Henrique Ganso nas conquistas do Paulista e da Copa do Brasil.

Após período sabático entre 2019 e 2022, quando ficou sem comandar clubes por dois anos e sete meses para tratar um câncer de próstata e cuidar de problemas pessoais, Dorival retomou a carreira com resultados que falam por si. Foi campeão da Libertadores e da Copa do Brasil com o Flamengo em 2022 e de novo da Copa do Brasil com o São Paulo, no ano passado.

Ele assume o lugar de Fernando Diniz, que ocupava o cargo de forma interina. O técnico do Fluminense ainda tinha contrato até junho, mas foi demitido diante do sexto lugar da seleção nas Eliminatórias e da pressão por uma reação imediata.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90