15/12/2023 às 07h36min - Atualizada em 15/12/2023 às 07h36min

'Vou te dar paulada na cara': preso por entregar ex a 'TRIBUNAL DO CRIME' ameaçava vítima

Iago dos Santos Fonseca, de 26 anos, preso nesta quarta-feira (13) acusado de entregar a ex-mulher, Janayna Evangelista Napoleão, de 22, ao "tribunal do tráfico" do Complexo do Alemão por não aceitar o término do relacionamento, ameaçou e agrediu constantemente a vítima durante os sete anos em que ficaram juntos.

Após o fim do casamento, segundo as investigações da Polícia Civil, Iago passou a enviar áudios para Janayna exigindo que ela reatasse. Em um dos episódios, o homem chegou a dizer que a agrediria com pauladas.

"Vou fazer uma pergunta: tu (sic) não vai voltar para mim? Só isso, me responde. No mínimo, eu vou te deixar careca. Vou te deixar careca e dar muita paulada na sua cara", disse. Como forma de se proteger, a mulher enviava as mensagens que recebia do agressor à irmã, com quem morava, e para uma colega de trabalho.

Janayna namorava Iago desde os 14 anos e, de acordo com as investigações da Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA), há indícios de que tenha sido agredida durante todo o relacionamento.

Segundo a delegada Elen Souto, titular da especializada, familiares informaram que a jovem aparecia rotineiramente com marcas de violência pelo corpo. Os dois viviam juntos no bairro Rodilândia, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, onde Iago foi preso.

Mesmo sendo vítima de constantes ameaças, Janayna não voltou a morar com Iago na casa onde residiam, o que despertou a raiva e o ciúme do homem, segundo a DDPA. Por conta disso, ele inventou que a vítima e dois amigos, identificados apenas como Jonny Santos e Vinicios, eram informantes da polícia para traficantes da região.

Os três foram assassinados pelo "tribunal do tráfico" na comunidade da Fazendinha, na Zona Norte do Rio, e seus corpos foram ocultados.

Janayna, Jonny e Vinicios desapareceram na manhã do dia 5 de outubro deste ano. Na ocasião, a mulher tinha saído de casa para trabalhar em um restaurante no Norte Shopping, mas não chegou ao local.

As três vítimas ainda não foram encontrados e a polícia busca identificar familiares de Jonny e Vinicios para seguir as investigações e prender os bandidos envolvidos no crime.

Rotina de agressões e tentativas de término

Durante todo o relacionamento, Iago nunca havia trabalhado e vivia sendo sustentado por Janayna e seus familiares. A mulher, ao arranjar um emprego no Norte Shopping, passou a viver durante a semana na casa de sua irmã, na Fazendinha, para ficar mais perto do trabalho.

Aos fins de semana, ela retornava para a casa onde vivia com Iago. Segundo as investigações, a jovem viveu essa rotina por cerca de um ano.

Durante este período, ela teria tentado dar fim ao relacionamento diversas vezes, mas acabava cedendo por medo das ameaças e das agressões cometidas pelo suspeito. Para a irmã, ela dizia que reatava com medo "de algo pior acontecer".

Semanas antes de morrer, a jovem decidiu pelo término e Iago começou a ameaçá-la. O agressor chegou a ir até a casa da irmã de Janayna, mas foi reprimido por Jonny e Vinicios, amigos da vítima.
Iago dos Santos Fonseca, de 26 anos, foi preso em casa

Iago dos Santos Fonseca, de 26 anos, foi preso em casa


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90