25/09/2023 às 07h28min - Atualizada em 25/09/2023 às 07h28min

Dispensado do Flamengo, Dorival dá volta por cima no São Paulo com título da Copa do Brasil

O Dia
Técnico Dorival Júnior em ação na vitória do São Paulo contra o Flamengo Mauro Pimentel/AFP
Quis o destino que o Flamengo reencontrasse Dorival Junior na final da Copa do Brasil de 2023. Em menos de um ano, o treinador, de 61 anos, foi dispensado pelo Rubro-Negro e deu a volta por cima no São Paulo com a conquista inédita da Copa do Brasil. Foi o terceiro título do comandante na competição, onde também foi campeão com o Santos em 2010.

"Foi a campanha que fez com que tivéssemos merecimento. Fizemos um grande jogo na semana anterior (no Maracanã). Foi uma decisão entre duas grandes equipes. Aquela que entendeu melhor os processos e se preparou melhor, mereceu mais. Nunca vi algo igual ao que fizemos na preparação. Tudo o que foi feito pela diretoria, comissão técnica e jogadores, foi gigante", disse Dorival.

No ano passado, Dorival Junior assumiu o Flamengo após a demissão do português Paulo Sousa. O treinador resgatou a moral do time que foi vice-campeão estadual e levou aos títulos da Copa do Brasil e Libertadores. Entretanto, isso não foi o suficiente para renovar o vínculo para 2023. Trocado por Vitor Pereira, que foi vice-campeão da Copa do Brasil, Dorival ficou livre no mercado até abril.

Enquanto Dorival Junior precisou de seis meses para levar o São Paulo ao título da Copa do Brasil, o Flamengo viveu um ano para ser esquecido. Com Vitor Pereira no comando, ficou em terceiro no Mundial de Clubes e foi vice-campeão da Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Carioca. Já com Sampaoli, caiu nas oitavas da Libertadores, foi vice da Copa do Brasil e está fora do G-6 no Brasileirão.

Além das derrotas dentro de campo, o ano do Flamengo também ficou marcado por problemas fora das quatro linhas, como as crises de relacionamento dos jogadores com as comissões técnicas de Vitor Pereira e Jorge Sampaoli. Com o treinador argentino, o caso foi ainda mais grave, tendo agressão de preparador físico contra jogador, além de briga entre jogador com dirigente.

Com o vice-campeonato na Copa do Brasil, o Flamengo terá que correr atrás do prejuízo no Brasileirão para garantir uma vaga na Libertadores em 2024. Com a pior posição após 24 rodadas nos últimos anos, o Rubro-Negro ocupa o sétimo lugar com 40 pontos. Já o São Paulo, por sua vez, está garantido na próxima edição da Libertadores e cumprirá tabela até a última rodada.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90