21/09/2023 às 07h58min - Atualizada em 21/09/2023 às 07h58min

[VÍDEO] Vereador diz que autismo se resolve “na peia” e “na chibata”

Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
Durante seu discurso no plenário da Câmara Municipal de Jucás (CE), nesta quarta-feira (20/9), o vereador Eúde Lucas (PDT-CE) ofendeu portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), conhecido popularmente como “autismo”, ao afirmar que o problema se “cura” com “peia” ou “chibatada”. Dois milhões de brasileiros têm o diagnóstico do transtorno.

“Tem uma declaração que os artistas, os autores, sei lá… tá rondando. Eu digo ‘eu era autista’, só que meu pai tirou o autista na peia. Naquele tempo tirava autista era na chibata. Porque era um menino meio traquina”, afirmou o vereador Eúde Lucas (PDT-CE).

O parlamentar, que também é presidente da casa, diminuiu o teor das mensagens de apoio recebidas pela atriz Letícia Sabatella, diagnosticada com TEA recentemente.

Assista:
O TEA é um transtorno que denota alterações nas funções do cérebro, e faz com que as pessoas portadoras do distúrbio tenham mais ou menos problemas em determinados comportamentos, a depender do grau da doença. Entre as alterações, estão problemas de comunicação, interação social e comportamental, ações repetitivas, hiperfoto e interesses específicos.

O Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) considera que as características do distúrbio são “prejuízo persistente na comunicação social recíproca e na interação social e, também, padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades”.
O Ministério da Saúde (MS) considera que parte do tratamento do TEA é justamente o acolhimento.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90