06/09/2023 às 06h28min - Atualizada em 06/09/2023 às 06h28min

Jarbas Vasconcelos anuncia aposentadoria e renuncia ao cargo de senador: 'Cabeça erguida'

G1
Imagem de 2018 mostra Jarbas Vasconcelos no Senado Federal — Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
O senador licenciado Jarbas Vasconcelos (MDB) anunciou nesta terça-feira (5) que vai se aposentar da vida política. Por meio de comunicado enviado à imprensa, o político pernambucano disse que formalizou junto ao Senado a renúncia do cargo. Com isso, assume definitivamente Fernando Dueire (MDB), que já exerce o cargo desde dezembro de 2022.

Com 81 anos de idade e mais de 50 anos de vida pública, Jarbas se afastou do Senado em dezembro de 2022, para um tratamento de saúde. Este é o quinto ano de mandato, já que ele foi eleito em 2018, junto com Humberto Costa (PT).

"Durante e após os meus mandatos, sempre saí de cabeça erguida, certo de que, com erros e acertos, fiz o que pensava ser melhor para o povo. Chegar aos 81 anos, tendo 50 deles na vida pública, poder andar nas ruas e contar com o olhar respeitoso do cidadão e dos pares é, para mim, motivo de altivez e de que fiz o meu melhor", disse Jarbas (veja mais abaixo o comunicado na íntegra).

Jarbas de Andrade Vasconcelos foi um dos fundadores do MDB, partido pelo qual foi eleito deputado estadual entre 1971 e 1975. Depois, exerceu o cargo de deputado federal entre 1975 e 1979 e entre 1983 e 1985.

Nas primeiras eleições do país após a redemocratização do Brasil, foi eleito prefeito do Recife, cargo que ocupou por dois mandatos: entre 1986 e 1988 e 1993 e 1996. Também foi governador de Pernambuco por dois mandatos, entre 1999 e 2006.

Voltou ao Congresso Nacional como senador, entre 2007 e 2015. Na sequência, foi eleito deputado federal, entre 2015 e 2018. Em 2019, iniciou o atual mandato como senador.

Também por meio de pronunciamento, o senador que substitui Jarbas Vasconcelos, Fernando Dueire, disse que recebeu a notícia da aposentadoria "com um sentimento renovado de responsabilidade" e disse, também, que vai seguir atuando no Senado "tendo seus ensinamentos como bússola e sua trajetória como inspiração".

"Sei o tamanho do desafio que é honrar a sua ausência. O titular deste mandato, que agora assumo em definitivo, é o mais vitorioso político pernambucano e uma referência em todo país. É um homem que dedicou mais de 50 anos de sua vida a fazer política com altivez, determinação e ética. Foi e será sempre meu farol", afirmou.

Pronunciamento

Jarbas Vasconcelos divulgou uma carta junto ao comunicado sobre a aposentadoria. Ele disse que se sente grato por ter trilhado o caminho "ao lado do povo de Pernambuco" e afirmou, também, que procurou retribuir a confiança da população "defendendo projetos que tivessem real impacto na vida das pessoas".

Ele também desejou sucesso a Fernando Dueire, a quem ele disse ter escolhido pessoalmente para "a honrosa tarefa de representar Pernambuco no Senado Federal".

Confira, na íntegra, o pronunciamento de Jarbas Vasconcelos:

"Na minha vida pública, sinto-me grato por ter trilhado o caminho ao lado do povo de Pernambuco. Pude contar com a confiança do meu estado em diferentes momentos e, em todos eles, procurei retribuir a confiança defendendo projetos que tivessem real impacto na vida das pessoas.

Posso dizer, com orgulho, que tive o privilégio de ter ao meu lado uma equipe técnica e política competente. Juntos, soubemos priorizar a participação popular, modernizar as estruturas de atuação municipal e estadual, fazer relevantes obras de infraestrutura, investir na cultura, na educação, na saúde e na criação de importantes programas e iniciativas que impulsionaram a economia do estado.

Durante e após os meus mandatos, sempre saí de cabeça erguida, certo de que, com erros e acertos, fiz o que pensava ser melhor para o povo. Chegar aos 81 anos, tendo 50 deles na vida pública, poder andar nas ruas e contar com o olhar respeitoso do cidadão e dos pares é, para mim, motivo de altivez e de que fiz o meu melhor.

É movido por esse mesmo orgulho e consciência cívica que decido, neste momento, deixar o Congresso por entender que minha contribuição ao país será dada, de agora em diante, de outra forma. Minha admiração e respeito a todos que me acompanharam ao longo das últimas décadas. À minha família meu mais profundo agradecimento por sempre estarem ao meu lado. A Fernando Dueire, suplente que escolhi pessoalmente e que passa a ocupar em definitivo a honrosa tarefa de representar Pernambuco no Senado Federal, meus sinceros votos de muito sucesso.

Qualquer palavra de agradecimento que tentasse expressar não estaria à altura da gratidão que tive por representar e defender o meu estado nos últimos 50 anos da minha vida."


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90