29/08/2023 às 13h07min - Atualizada em 29/08/2023 às 13h07min

Saiba quem é o atleta apontado como doador do coração de Faustão

O Dia
Fábio Cordeiro da Silva foi vítima de umAVC Reprodução: redes sociais
O jogador de futebol de várzea, Fábio Cordeiro da Silva, de 35 anos, é apontado como o possível doador do coração transplantado no apresentador Fausto Silva. O atleta morreu no último sábado, 26, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A cirurgia foi realizada no domingo, 27, em Faustão, de 73 anos. As informações são do portal "Metrópoles".

Apesar da informação não ter sido confirmada pela Secretária de Estado de Saúde, o jogador é tido como doador porque o coração saiu de Santos, de helicóptero, para ser levado para o comunicador. A família doou os órgãos, entre eles o coração.

O atleta sofreu um AVC na última quarta-feira, 23, dentro de um apartamento em que estava trabalhando como azulejista, mas só foi encontrado no dia seguinte, na quinta-feira, 24, por colegas de trabalho. Ele estava consciente, mas com o lado direito do corpo paralisado.

Fábio chegou a ser levado para à Casa de Saúde de Santos, passou por uma cirurgia no cérebro, mas teve morte cerebral confirmada no sábado de manhã. Conhecido por "esquerdinha" por jogar do lado esquerdo, Fábio chegou a dar uma pausa no futebol, após passar mal em campo.

O jogador fez exames, não detectou nada e voltou a jogar futebol. A última partida foi no domingo, 20, três dias antes de sofrer o AVC.

Nas redes sociais, o time do litoral paulista em que Fábio Cordeiro da Silva jogava divulgou uma nota lamentando a morte do atleta.

"É com muito pesar que hoje nos despedimos deste grande atleta, que abrilhantou o futebol de várzea vestindo diversos mantos e que deixará eterna saudade. Somos gratos por cada momento em que vestiu a camisa vermelha e branca. Será sempre parte da família Avenida e lembrado com eterno carinho e gratidão", publicou o Avenida Futebol Clube.
A Associação Atlética Solemar, de Praia Grande, também homenageou o jogador. "Sua presença e seu companheirismo notável eram inspiração para todos nós", escreve.

Cirurgia do Faustão

Após a doação, o apresentador foi submetido a cirurgia do transplante que precisava para se recuperar do quadro de insuficiência cardíaca, que o deixou internado no Hospital Albert Einstein desde o dia 5 de agosto.

Faustão ocupava o segundo lugar na fila de espera, segundo a Central de Transplantes do Estado de São Paulo. Ainda na madrugada do domingo, a Central ofereceu um coração à equipe transplantadora do comunicador, que aceitou a oferta do órgão após avaliação de compatibilidade.

Por meio do sistema informatizado de gerenciamento do sistema estadual de transplantes, 12 pacientes atendiam aos requisitos. Desse total, quatro estavam priorizados — Faustão ocupava a segunda posição nesta seleção.

A equipe transplantadora do paciente que ocupava a primeira posição decidiu pela recusa do órgão. As razões da recusa não foram divulgadas pela Central de Transplantes, mas podem estar relacionadas a incompatibilidades entre receptor e doador. Com isso, a oferta seguiu para o segundo paciente da seleção.

Após o procedimento, o hospital Albert Einstein confirmou em nota que a operação foi bem sucedida e durou aproximadamente 2h30.

"O Einstein foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada de (domingo), quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B. A cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30. O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição", informou a assessoria do hospital.
O hospital recebeu um órgão compatível depois de o apresentador ter ficado apenas sete dias na fila de transplante do SUS.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90