17/08/2023 às 06h12min - Atualizada em 17/08/2023 às 06h12min

[VÍDEO] Vereador causa polêmica em sessão após 'desdenhar' de nordestinos: 'Pessoal não gosta de trabalhar'

Uol
Uma declaração do vereador Antônio Garcia (União Brasil), de Apucarana, norte do estado, gerou polêmica na Câmara Municipal. Durante a discussão de um projeto, ele disse que “no Nordeste o pessoal não gosta muito de trabalhar”.

A fala aconteceu durante a sessão realizada na noite de segunda-feira (14). Os parlamentares debatiam a proposta de conceder a utilidade pública para a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí Turismo, “entidade criada para valorizar a cultura regional” em eventos turísticos.

Durante o discurso, Garcia disse:

“Vou votar favorável. Parabenizo o vereador Molina (autor) pelo projeto. Dizer que, um projeto tão importante, o pessoal sai daqui e vai para o Nordeste. No Nordeste o pessoal não gosta muito de trabalhar, uma parte lá, não todos. Não vamos abranger todos não. Mas daí tem o turismo do Nordeste, as águas do Nordeste. E agora vai acontecer o contrário, vão vir pro turismo de Apucarana”.

Polêmica

A declaração do vereador provocou reações contrárias de outros parlamentares.

Moisés Tavares (Cidadania) disse durante a mesma sessão que “repudiava veementemente aqueles que têm qualquer tipo de preconceito com irmãos de outros estados”.
Rodrigo Recife (União Brasil) afirmou que “carrega no nome a cidade onde nasceu e tem orgulho de ser nordestino”.

Vereador se justificou
Após as críticas, Antônio Garcia justificou a fala polêmica ainda na sessão.

“A gente fala de um jeito e a pessoa interpreta de outro. Pra quem sabe ler, um pingo é letra. Eu não desfiz de pessoas do Nordeste. Só dei um exemplo”.

A Câmara de Apucarana disse que não vai se manifestar sobre o caso.

Pedido de desculpas

Em nota encaminhada nesta terça-feira (15), Garcia se desculpou pelo discurso.

“Antônio Garcia, vereador com assento nesta Casa, vem a público manifestar expressamente que sempre no exercício de seus mandatos eletivos, repudio qualquer ato de discriminação, seja por raça, gênero, orientação sexual, religião, ideologia, origem étnica ou qualquer diversidade.

Assim, realiza formalmente pedido de desculpas a toda comunidade nordestina, e a quem sentiu eventualmente ofendido, com minha equivocada fala durante a Sessão Plenária realizada na data de 14/08/2023. Destaco que reconheço como trabalhadores e produtores de riqueza ao país, todos aqueles oriundos da citada região brasileira.

Reafirmo, que minha intenção e proposito jamais foi ofender ou mesmo manifestar qualquer sentimento de discórdia, bem como não foi minha intenção ou desejo provocar qualquer forma de preconceito ou falta de respeito.

Priorizando a união de todos em prol do desenvolvimento do município e do Vale do Ivaí, quero igualmente manifestar pedido de desculpas aos meus pares nesta Casa, manifestando total respeito a atividade legislativa e aos brasileiros de qualquer origem”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90